Capitanias do Nordeste, Sudeste e Centro A economia dessas capitanias caracterizou-se pelo tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava. As capitanias desse grupo foram as que mais prosperaram, destacando-se as capitanias de Nova Lusitânia(Pernambuco)e São Vicente(atual São Paulo).

Qual o motivo da colonização da América portuguesa?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas(povoadores)e das novas terras. ... A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.

Qual a primeira forma de colonização da América portuguesa?

O início da Colonização Portuguesa Martim Afonso e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento. Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente(imagem). Ali se desenvolveu o cultivo da cana-de-açúcar.

Como foi a colonização portuguesa?

A colonização Portuguesa da América constituiu o conjunto dos territórios do continente americano pertencentes à Coroa de Portugal.

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

Qual o tipo de sistema lançou as bases da colonização da América portuguesa?

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa portuguesa para se chegar a um formato de administração da colônia que pudesse garantir sua ocupação e impedir a invasão de outros povos europeus.(Unaerp-SP)Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização.

Que fatores influenciaram o início efetivo do processo de colonização da América portuguesa?

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.

Quais os principais mecanismos utilizados pelos colonizadores portugueses para dominar e explorar sua colônia na América?

Para explorar o pau-brasil, os portugueses mobilizavam os índios por meio do escambo, isto é, pela troca. Os índios localizavam, extraíam e carregavam as toras até as feitorias construídas pelos portugueses no litoral brasileiro, e, em troca, recebiam objetos variados, como machados.

Onde se iniciou a ocupação portuguesa no Brasil?

No ano de 1530, o expedicionário Martim Afonso de Sousa fundou o primeiro centro de exploração colonial no litoral do atual Estado de São Paulo. Essa primeira ocupação deu origem à Vila de São Vicente que, tempos depois, teria a companhia de outros focos de ocupação localizados na região do Planalto de Piratininga.

Quais eram os interesses lusos no Brasil?

Ao Rio de Janeiro chegavam mercadorias e gêneros alimentícios tanto do exterior quanto de outras regiões do Brasil. As embarcações que passavam pela Baía de Guanabara traziam hortaliças e pequenos animais. Por terra chegavam animais de grande porte e produtos vindos da região das Minas e de São Paulo.

Qual era a importância das fortificações na colonização da América portuguesa?

As fortificações militares foram um dos símbolos da coloni- zação promovida por portugueses no Novo Mundo. Nas terras ao norte da América lusa, o erguimento dessas estruturas acom- panhou todo o processo de fortalecimento da presença do agente colonizador desde princípios do século XVII.

O que os colonizadores vieram fazer aqui é como se estabeleceram?

Os primeiros passos para se estabelecerem e administrarem a colônia foi através das Capitanias Hereditárias: um colono português(donatário)recebia uma extensão de terra(sesmaria)para administrar economicamente e socialmente, um dos primeiros desafios foi de se relacionarem com os indígenas e se apropriarem da ...

Qual foi a principal fonte de mão de obra para a colonização portuguesa?

O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.

Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios?

Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios? O primeiro contato entre portugueses e índios foi marcado pelo espanto diante do novo, do diferente. Inicialmente, não houve violência, mas sim um contato amistoso e movido por boa disposição.

Qual foi o interesse dos portugueses em terras brasileiras?

A chegada dos portugueses no Brasil foi consequência das Grandes Navegações. ... Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.

Onde começou a ocupação do território brasileiro?

O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras de cana-de-açúcar no Recôncavo Baiano e no Nordeste, o que resultou na transferência da pecuária, que antes se desenvolvia na Zona da Mata nordestina, para o sertão nordestino.

Onde teve início o processo de ocupação do território no Brasil e quais atividades contribuíram para a ocupação?

Nos séculos XVI e XVII a lavoura canavieira e a criação de gado foram atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro.

Quais foram os principais fatores responsáveis pela ocupação do território brasileiro?

A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionados por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.

Qual a relação entre os portugueses e os índios?

Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.

O que os portugueses fizeram com os índios na colonização do Brasil?

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Quais foram as razões que levaram a coroa portuguesa a impulsionar a colonização do Brasil?

De acordo com o contido nos documentos da Coroa portuguesa, a colonização tinha por objetivo a exaltação da fé católica e o proveito para o Rei e para os súditos. Ambos os motivos estavam intimamente ligados e, por conseguinte, não podem ser separados na análise. A expansão da fé foi também a expansão do comércio.

Porque o período que vai de 1500 a 1530?

Por que o período que vai de 1500 a 1530 é conhecido como o período “Pré-Colonial”? E quais as atividades desenvolvidas pelos portugueses em terras brasileiras nesse tempo? Esse período da história do Brasil tem esse nome porque os portugueses não fixaram nenhum foco de colonização ao longo desse período.

Quem foram os colonizadores dos Estados Unidos?

Enquanto o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhóis, os Estados Unidos foram colonizados pela Inglaterra.

Qual seria a motivação principal dos europeus no novo continente?

A principal motivação das grandes navegações foi a busca por uma rota que evitasse o Mediterrâneo, com o objetivo de quebrar o monopólio do comércio de especiarias exercido por Gênova e Veneza, que controlavam a entrada dos produtos vindos do Oriente.