Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.

Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19?

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

QUANDO E COMO USAR A ÁGUA SANITÁRIA | FLÁVIA FERRARI

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão(qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito(água sanitária)a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.

QUANDO E COMO USAR A ÁGUA SANITÁRIA | FLÁVIA FERRARI

Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19?

Em máquina de lavar comum. A lavagem no tanque também permanece sem alterações. Deve-se evitar sacudir as roupas em ambientes fechados, evitando assim a disseminação de partículas.

Como ocorre a transmissão da COVID-19?

Celulares podem ser fonte de contaminação pelo tempo de manuseio e uso próximo ao rosto. A limpeza dos aparelhos em geral vem descrita em seu manual de usuário, porém existem produtos desinfetantes específicos por marca que podem ser utilizados. A utilização de desinfetantes comuns, álcool comum e similares não é indicada pois podem danificar o aparelho.

Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?

A transmissão do novo coronavírus ocorre através de secreções de vias áereas da pessoa doente. Para que haja a contaminação é preciso que a secreção entre em contato com a mucosa dos olhos, boca e nariz de uma pessoa suscetível.

É perigoso dormir com uma pessoa que teve o COVID-19?

Portanto, é importante que sejam aplicadas as medidas de higiene básicas como higienização das mãos, uso de máscaras pela população.

Ainda devo tomar precauções como máscara, uso álcool gel e distanciamento social se já tive COVID-19?

Para os animais de estimação, é importante manter as medidas de higiene usuais.

Quanto tempo permanece ativo em diferentes superfícies o virus da COVID-19?

As pessoas infectadas podem transmitir o vírus por meio da tosse, da fala ou mesmo da respiração, quando expelem gotículas maiores que eventualmente se assentam ou aerossóis menores que podem flutuar no ar.

Diarreia pode ser sintoma de COVID-19?

Mantê-lo longe do contato com crianças e adolescentes(chance maior de serem pacientes sem sintomas), e evitar que saiam e frequentem aglomerações de pessoas, como reuniões de idosos, shopping centers, supermercados etc.

Devo usar louça descartável se tiver um caso confirmado de COVID-19 em casa?

Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.

Quais são os melhores materiais para se confeccionar uma máscara caseira?

Sim. Recomenda-se o isolamento da pessoa com novo coronavírus em quarto individual pelo risco de transmissão durante a noite. O mecanismo de transmissão é durante o contato e também por gotículas, podendo, em algumas situações, ocorrer por aerossol.

Como posso me movimentar se trabalho em casa durante o isolamento COVID-19?

De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a)previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.

Para que é usado o teste rápido de COVID-19?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, os coronavírus provocam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a graves doenças, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio(MERS)e a Síndrome Respiratória Aguda Grave(SARS). O coronavírus descoberto, recentemente, causa a doença COVID-19.

Posso consumir carne de porco se estou com COVID-19?

As partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min. Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus é viável por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz.