Como é o ensino na tendência pedagógica relacional? o conteúdo é completamente interativo. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira. planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.

Quais as características e qualidades do professor progressista?

Segurança, como qualidade do professor progressista, exige competência científica, clareza política e integridade ética. ... A tensão entre a paciência e a impaciência constitui-se, segundo Freire(2003), como uma das qualidades fundamentais do professor. A paciência não pode ser separada da impaciência.

O que é a pedagogia relacional?

É correto afirmar que, para a pedagogia liberal tecnicista, a)o papel da escola é formar sujeitos reflexivos que compreendam a vida em sociedade com o uso de métodos ativos.

É a diretriz das ações educativas na escola com a função de proporcionar mudanças e novas estratégias?

Na pedagogia relacional o aluno só construirá algum conhecimento novo se ele agir e problematizar a sua ação. A aprendizagem é baseada nos processos de pensamento. ... Esse modelo pedagógico está alicerçado em teorias construtivistas de aprendizagem, que se fundam, principalmente, na Epistemologia Genética de Piaget.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

c)É a diretriz das ações educativas na escola, com a função de proporcionar mudanças e novas estratégias. d)Sua função viabiliza espaços para a reflexão crítica da ação docente na escola. ... c)Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Quais as ações de políticas públicas estão previstas na LDB visando a valorização do profissional da educação?

A nova LDB trata o professor como o eixo central da qualidade da educação, sem levar em conta a realidade brasileira. “universalização da qualidade do ensino; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação do trabalhador; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País".

O que é pedagogia hipotética?

Pedagogia hipotética. ... Nessa concepção pedagógica, o aluno é o centro do processo de conhecimento e o professor é um mediador, um facilitador da aprendizagem. O aluno é concebido como sendo dotado de potencialidades inatas, pela sua bagagem genética.

O que é empirismo na pedagogia?

O empirismo afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência. Em grego, experiência se diz empeiria – donde, empirismo, conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência.

O que se entende por pedagogia liberal?

Segundo LIBÂNEO(1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. ... De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.

O que é tendência liberal tecnicista?

A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho(aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Qual o papel do professor na tendência tecnicista?

Nesta pedagogia, o professor tem a incumbência de modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, e sua principal tarefa é levar o aluno a apresentar comportamentos adequados ao controle do ensino, sem imprescindível, neste aspecto, a tecnologia educacional.

O que é uma educação tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Com efeito, como afirmam PIMENTA e ANASTASIOU8, a construção da identidade docente baseia-se nos valores de cada indivíduo, no modo como cada um constrói as suas histórias, no modo como cada um se situa no mundo enquanto professor, nas suas representações, nos seus saberes, nas suas angústias e anseios.

Qual é o objetivo das pedagogias progressistas?

Ou seja, a pedagogia progressista procura formar cidadãos conscientes e participativos na vida da sociedade, que leve o aluno a refletir, a desenvolver o espírito crítico e criativo e a relacionar o aprendizado a seu contexto social.

O que é ser um professor empirista?

A pedagogia para os empiristas é diretiva. O aluno aprende, se e somente se, o professor ensina. O professor acredita no mito da transferência do conhecimento. O professor possui o saber e detém o poder estabelecido por hierarquia: "O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes.

O que é empirismo de exemplo?

O empirismo é uma teoria do conhecimento que defende que todo saber humano advém das experiências sensoriais. Logo, um indivíduo quando nasce é uma tábula rasa, e tudo o que ele sabe será aprendido ao longo de sua vida.

O que é educação empirista?

Empirismo, a absorção do conhecimento externo A fonte do conhecimento são as informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Ideias como essa impulsionaram o empirismo, corrente favorável a um ensino pela imitação - na escola, as atividades propostas são as que facilitam a memorização, como a repetição e a cópia.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno(Fossile, 2010).

O que é trajetória hipotética de aprendizagem?

A Trajetória Hipotética de Aprendizagem pode ser entendida como um planejamento bem detalhado que o professor utiliza para orientar seu trabalho em sala de aula. ... A aprendizagem individual dos estudantes ocorre de forma idiossincrática, embora muitas vezes em trajetos semelhantes"(SIMON, 1995, p. 135).

Como fazer uma trajetória hipotética de aprendizagem?

Trajetória hipotética de aprendizagem –THA Segundo Simon(1995)é preciso formular modelos de ensino baseados no construtivismo, de modo a promover mudanças na forma de ensinar matemática. Para tanto, incluiu a ideia de que se construam o que ele denominou de trajetórias hipotéticas para a aprendizagem(THA).

Qual a importância das políticas públicas para a educação?

Essas políticas públicas têm por intuito encontrar soluções para os grandes desafios sociais na educação, diminuindo assim os diferentes níveis de escolaridade, bem como as diferenças sociais dentro da sala de aula.