As únicas regras são as mesmas dos slams internacionais: os poemas devem ser de autoria própria, com no máximo três minutos, e não pode haver acompanhamento musical, figurinos ou adereços. O Slam Poesia parte do princípio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte.

O que é Slam exemplos?

O Slam pode ser compreendido como um fenômeno social, cultural e artístico que reúne juventude, poesia autoral e performance em competições ou “batalhas” poéticas que têm se propagado pelo Brasil nos últimos onze anos.

Quem pode participar do Slam?

Qualquer pessoa, a partir de 14 anos, pode participar, enviando seu vídeo de um a três minutos, de acordo com as regras do edital. O envio deve ser feito até o dia 15 de dezembro, e as inscrições são gratuitas. Na primeira etapa, cinco performances serão selecionadas e o resultado publicado no dia 21 de dezembro.

Como participar do Slam?

A atividade é gratuita, via Zoom, e quem quiser participar tem que se inscrever pelo formulário em https://bit.ly/slamsp21luaagabanini. No domingo(19/9), às 16h, haverá a exibição de “Slam - Voz de Levante”, seguido por debate com as diretoras do documentário Roberta Estrela D'Alva e Tatiana Lohmann.

O QUE É SLAM?

O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D'Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.

O QUE É SLAM?

Quais são os temas mais comuns no slam?

Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop. Os temas falam de questões políticas, econômicas e sociais relacionadas à periferia: racismo, feminismo, desemprego e violência contra a mulher são alguns deles.

Quais são os tipos de slam?

Slam das Minas, onde apenas mulheres podem batalhar; Slam Marginália, onde apenas travestis, pessoas trans e gênero-dissidentes podem batalhar; Slam do Corpo, protagonizado por surdos, ouvintes e intérpretes; Slam des Surdes, onde apenas pessoas surdas batalham, não havendo intérprete.

Quais são as características do slam?

Características do slam Existem apenas três regras: as poesias devem ser autorais e não terem sido apresentadas em nenhuma outra batalha, devem durar no máximo três minutos e a performance deve contar apenas com a voz e/ou o corpo do poeta para se manifestar, sem usar adereços cênicos ou batidas musicais.

Quem trouxe o slam para o Brasil?

Roberta Estrela D'Alva é atriz, MC, pesquisadora, cantora, apresentadora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e foi quem trouxe o slam para o Brasil.

O que são slammers?

Há sete anos, Rufino se tornou um slammer — nome que se dá a quem participa dos “poetry slams”, ou, em português, batalhas de poesia. ... — No slam, você fala o seu poema e recebe uma pontuação, depois tem uma votação que decide se você ganhou ou não.

Qual o objetivo do slam?

Com o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word”(declamação de textos), o Slam Poesia tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”.

O que é o gênero slam?

Essa palavra surgiu em Chicago, em 1984, e hoje a poetry slam, como é chamada, é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate. Slam é uma expressão inglesa cujo significado se assemelha ao som de uma “batida” de porta ou janela, “algo próximo do nosso 'pá!

O que é o gênero textual slam?

O poetry slam ou, simplesmente, slam é uma manifestação cultural criada entre o fim dos anos de 1980 e no decorrer da década de 1990, originariamente nas periferias dos Estados Unidos. A palavra slam é uma onomatopeia da língua inglesa utilizada para indicar o som de uma batida de porta ou janela.

O que são Slams de resistência?

O slam funciona como um campeonato em forma de sarau. Competidores apresentam seus versos em até três minutos e são avaliados por um júri composto por cinco pessoas da plateia escolhidas na hora. ... Charles conta que o Slam Resistência surgiu em 2014, em um cenário de ebulição política no Brasil.

Quais causas o movimento slam defende?

afirmam que a base do slam poetry está em cinco elementos principais: poesia, performance, competitividade, interatividade e comunidade.

Qual palco principal das batalhas de slam *?

O Slam da Norte é uma batalha de poesia falada realizada mensalmente na Praça da Matriz – Freguesia do Ó que existe há mais de quatro anos.

Como o slam pode impactar a vida dos jovens?

“O slam é um processo terapêutico, quase de cura mesmo. Os poetas são muito verdadeiros em relação às suas vivências. Tem gente falando sobre como foi violentada, sobre ter enfrentado a depressão, sobre opressões diárias. A gente cria um vínculo forte entre todos que estão ali”.

Qual é o tema destacado no poema de Mel Duarte?

Falando de preconceito, solidão e maternidade, Mel Duarte reafirma a negritude numa voz que ecoa e traz para os seus poemas uma visão diferenciada sobre o sujeito de quem se fala. Este, por sua vez, será uma pessoa que enfrenta dramas cotidianos, ama o seu cabelo, as suas raízes negras e a sua luta.

Qual é a diferença entre o rap e o slam?

A diferença é que o slam tem como característica a não utilização de uma batida musical ou figurino, sendo declamada uma poesia em fala de até 3 minutos, decorada ou improvisada.

O que é batalha de poesia?

Slam Poetry, ou batalhas de poesia, é uma expressão artística que une verso e performance em competições de poesia falada é um fenômeno mundial e potente movimento cultural contemporâneo.

O que é o slam e qual sua origem?

O slam é um molde de competição de poesias criada na década de 80 por Marc Smith em Chicago e que desembarcou no Brasil pelas mãos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop em 2008(tendo como principal expoente a poeta, atriz, cantora e apresentadora Roberta Estrela D'Alva).