A radioterapia utiliza de radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas atualmente são as eletromagnéticas(raios X ou raios gama)e os elétrons(disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).

Qual a principal diferença entre os raios Xe gama?

É também chamada de raios gama e são ondas eletromagnéticas possuindo carga e massa nulas. Os raios gama emitem calor continuamente e tem a capacidade de ionizar até o ar ao se propagar, tornando-o um condutor de corrente elétrica. As partículas gama são mais perigosas que as alfa e beta.

Onde são utilizados os raios gama?

Os raios gama são usados para matar pesticidas e insetos em alimentos. Raios gama sao também usados em reatores nucleares e bombas atômicas. Raios gama geralmente são usados na indústria de alimentos. Os radioisótopos preservam alimentos.

Quais são as principais características da radiação gama?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes(raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.

Radioterapia - entenda como funciona esse tratamento! | Dr Jônatas Catunda

Raios-x são fótons entre 100 eV e 100 keV, enquanto que raios gama são fótons com energias acima de 100 keV. Evidências recentes indicam que ambas as radiações são geradas por elétrons acelerados pelo campo elétrico existente dentro do canal do relâmpago e dentro da nuvem, respectivamente.

Radioterapia - entenda como funciona esse tratamento! | Dr Jônatas Catunda

Quais elementos emitem radiação gama?

Podem ser observados na Terra por meio de decaimentos nucleares de elementos radioativos, como o Cobalto-60 ou Urânio, fissões nucleares, descargas elétricas atmosféricas ou ainda pela interação dos raios cósmicos com as partículas e moléculas presentes na atmosfera terrestre.

O que são os raios gama?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética ionizante nociva à saúde e com alto poder de penetração. Os raios gama interagem com a matéria arrancando-lhe elétrons. ... A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis.

Onde são utilizados os raios infravermelhos?

A radiação infravermelha pode ser utilizada para medir remotamente a temperatura de objetos e seres vivos. A radiação pode ser utilizada em saunas para aquecer os seus ocupantes, como também para derreter gelo ou para acelerar o processo de secagem de ruas(asfalto)em construção.

Em que é usada à radiação alfa?

Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.

Qual é a blindagem usada contra a radiação gama?

O urânio empobrecido é usado para blindagem em fontes portáteis de raios gama.

Quais são os tipos de radioterapia?

A radioterapia pode ser neoadjuvante, curativa, adjuvante e paliativa, de acordo com o quadro do paciente: Neoadjuvante: para diminuir o volume do tumor, com objetivo de facilitar a cirurgia, possibilitar a preservação de um membro, permitir que a cirurgia seja menos mutiladora.

Como a radioterapia está dividida?

A Radioterapia divide-se em dois tipos, dependendo da localização da fonte de radiação em relação ao paciente, são eles a Teleterapia e a Braquiterapia.

Quais os tipos de radioterapia e qual a diferença entre eles?

A radioterapia pode ser aplicada de duas maneiras: externa ou interna. A primeira é mais comum, enquanto a segunda busca atuar de forma mais próxima ao tumor e pode envolver um implante radioativo, solução líquida ou injeção intravenosa.

O que são os raios Alfa Beta é gama?

Radiação alfa(α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta(β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama(γ): ou raios gama.

Como a radiação gama é formada?

Radiação Gama(?)Ao contrário das radiações Alfa e Beta, que são constituídas por partículas, a radiação gama é formada por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma partícula Alfa ou Beta. O Césio-137 ao emitir uma partícula Beta, seus núcleos se transformam em Bário-137.

Porquê a radiação gama é a mais perigosa?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

Quanto tempo fica a radioterapia no corpo?

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia? Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

O que é mais perigoso quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

Quais os cuidados com quem faz radioterapia?

Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro. Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.

O que permite que a radiação gama penetre profundamente na matéria?

Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. ... Devido à sua elevada energia, podem causar danos no núcleo das células, por isso são usados para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e diversos outros produtos.

Quais são as aplicações das radiações alfa beta é gama?

Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga. Sem o devido conhecimento, estas três radiações podem representar perigo, mas quando são devidamente usadas se tornam úteis, principalmente na medicina: são empregadas no tratamento de tumores cancerígenos.

Como os raios gama foram descobertos?

Os raios gama foram descobertos, em 1900 pelo físico francês Paul Ulrich Villard(1860-1934)que descobriu que quando os elementos radioativos se desintegram originam uma radiação com um comportamento semelhante ao dos raios X, mas que possui muito mais energia e que penetra em camadas muito espessas das substâncias.

Quem faz radioterapia fica internado?

Durante o tratamento A radioterapia interna é geralmente administrada em um hospital ou centro de tratamento de câncer. Dependendo da técnica utilizada, o paciente poderá ficar internado em quarto privativo, com visitas proibidas enquanto a fonte de radiação estiver ativa.