Hidrolabor Laboratório atende a nível nacional. O laboratório oferece qualidade dos produtos de análise físico química da água de poço e equipe qualificada.

Como fazer o teste de água potável?

Ponha água numa garrafa transparente limpa, tampe-a e, em seguida, coloque-a num lugar escuro. Se depois de alguns dias surgir nela ao menos um sinal alarmante(camada na superfície, plana em volta da garrafa e resíduo), é sinal de que a qualidade da água deixa muito a desejar.

Como fazer para saber se a água é potável?

Para tornar determinada quantidade de água própria para o consumo, deve-se utilizar uma solução chamada hipoclorito de sódio. Este componente pode ser encontrado em farmácias e supermercados. Pingue de duas a quatro gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água e espere, no mínimo, 30 minutos para consumi-la.

Como saber se a água é potável!

Para emissão de laudo de potabilidade e desinfecção(assepsia)de caixas d'água e reservatórios de água potável o profissional ou empresa deve: 1-Providenciar análises físico químicas da água após limpeza; 2-Providenciar laudo de análises microbiológicas.

Como saber se a água é potável!

Onde fazer análise da água de poço?

O laboratório Hidrolabor realiza análise de água de poço artesiano para que as pessoas consumam água de qualidade, isto é, que não apresente um risco à saúde da população.

O que fazer quando beber água contaminada?

Caso a água contaminada seja ingerida, podem surgir sintomas como febre e calafrios, dor abdominal, perda de apetite, dor de barriga, vômitos e diarreia. Nesses casos, a pessoa deve ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado.

Como saber se a água tem metais pesados?

Se a água se apresentar amarelada ou marrom, indica a presença de ferro. Se a água se apresentar verde ou azul escuro, indica a presença de manganês ou cobre. Estes metais, ferro, manganês e cobre, podem ser encontrados na água utilizada para abastecimento de piscinas, geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Como faço para saber se a água do poço é potável?

Água Potável x Água Mineral Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano. Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.

Como identificar a presença de cloro na água?

Cheire a água. Dessa maneira, o primeiro passo a ser tomado é cheirá-la e observar se ela tem os seguintes odores: Alvejante. Esse cheiro não costuma indicar perigo. Ele significa que a companhia de saneamento trata a água e a mantém limpa com cloro.

Como tratar água de poço para consumo humano?

Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Como saber se o poço está contaminado?

Para saber se a água do seu poço artesiano está ou não própria para o consumo, é necessário chamar uma equipe técnica para vistoriar a qualidade da água.

Faz mal beber água do poço?

Embora seja natural, a água de poço não é necessariamente potável e pode estar inadequada para o consumo humano imediato. Quer dizer, em muitos casos ela não se enquadra nos padrões vigentes de potabilidade, que no Brasil são estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5(Anexo XX), de 28 de setembro de 2017.

Como saber se a água tem excesso de ferro?

Se o problema não está na caixa d'água, pode estar no encanamento! Por acaso você já encontrou aquela água meio amarela, meio laranja? Isso é sinal de que sua água está contaminada por excesso ferro e/ou manganês.

O que são metais pesados na água?

Entre as substâncias tóxicas lançadas estão o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. ... Neste sentido, seja pela ingestão da água ou de peixes contaminados, o contato com estas substâncias pode provocar problemas como disfunções do sistema nervoso e aumento da incidência de câncer.

O que a água contaminada pode causar no organismo?

Leptospirose, Cólera e Hepatite A são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de saúde pública.

O que ocorre quando a água é poluída?

As principais causas de poluição de rios, lagos e oceanos são a contaminação por poluentes e esgotos. A água poluída é aquela que contém substâncias que modificam suas características e a torna imprópria para o consumo. Dessa maneira, apresenta alterações físicas, como cheiro, turbidez, cor ou sabor.

Qual o valor de uma análise de água?

O investimento nestas análises pode ter valor de R$20,00 a R$3.000,00, usualmente, porém o orçamento depende dos solicitação do cliente.

Quanto tempo demora para limpar a água de um poço artesiano?

Para isso, o recomendado é usar HEXA T ou Hipoclorito de sódio. Então, se aguarda um tempo de 15 horas para ação do produto.

Como tirar o mau cheiro da água de poço?

O cloro é o oxidante mais utilizado para remover o odor da água, mas na melhor das hipóteses é considerado levemente eficaz. O permanganato de oxigênio e potássio também são apenas soluções de tratamento de água levemente eficazes.

Pode beber água subterrânea?

Veja: 1)Toda água de poço é boa para se beber – MITO: é preciso analisar sempre a qualidade oferecida. ... 2)Água subterrânea representa muito pouco no abastecimento – MITO: diversos municípios de Estados como São Paulo são abastecidos por água subterrânea(por exemplo, a advinda de poços artesianos).

Como saber se a água do poço artesiano está contaminada?

A única forma de saber se a água de um poço artesiano é segura para consumo humano é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica da água.

Qual a vida útil de um poço artesiano?

Um poço perfurado em área cujo subsolo é composto de sedimentos demora mais do que aquele perfurado em zona de rocha, portanto varia de 5 a 20 dias e o prazo de validade de um poço costuma ser de 40 anos de vida útil.