Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.

O que é uma citação direta curta?

Citação direta curta – até 3 linhas As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. ... Elas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.

O que é citação direta curta direta longa e indireta?

CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”,(SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida.

Quantas linhas pode ter uma citação indireta?

Citação Direta Curta: são trechos expressos em um trabalho científico ou acadêmico de forma idêntica ao da obra consultada e que tem 3 linhas, no máximo. Citação Direta Longa: são trechos expressos em um trabalho científico de forma idêntica a da obra consultada e que tem mais de 3 linhas.

Citação Direta: Como fazer citação direta curta ou citação direta longa no TCC, pelas normas ABNT

a)Citações com até três linhas: devem ser inseridas entre “aspas duplas,” no texto. As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro de citação.

Citação Direta: Como fazer citação direta curta ou citação direta longa no TCC, pelas normas ABNT

Como fazer uma citação indireta longa?

Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.

Quando usar uma citação indireta?

A principal característica da citação indireta é a adaptação do trecho. Isso quer dizer que fica a cargo do autor descrever com suas próprias palavras a ideia da referência original. Ainda assim, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.

O que é citação exemplo?

Citação é o substantivo feminino que indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado. ... Quando o tamanho não passa das três linhas, a citação deve estar entre aspas duplas.

Quais são os tipos de citações?

Talvez você já saiba, mas existem três tipos de citação: a citação direta(curta e longa), a citação indireta e a citação de citação(apud).

Quais as características principais de uma citação direta curta?

As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação. Elas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.

Como fazer citação direta com mais de 3 linhas?

As citações diretas que tenham mais de três linhas devem ser colocadas sem aspas. Neste caso, a letra usada é menor que a do documento e deve estar num recuo de 4 cm da margem esquerda.

Quais são os tipos de fichamento que existem?

Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo em vista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.

O que é uma citação formal?

Trata-se de citação de documento não consultado em seu formato original, mas citado em outro documento. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original.

Qual a fonte de citação direta?

Fonte tamanho 10; Com recuo de 4 cm da margem esquerda; O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples; Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

Como explicar uma citação?

Na citação direta utilizamos as aspas e, claro, o nome de que proferiu tal frase. Ex: Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Já a citação indireta nós parafraseamos a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa.

O que é citação ABNT?

É a menção, em um texto, de informação extraída de outra fonte(material e/ou documento)com o objetivo de esclarecer, reforçar ou ilustrar o que se diz.

O que é citação na língua portuguesa?

Significado de Citação substantivo feminino Ação ou efeito de citar. A referência ou o trecho que foi citado; cita. [Jurídico] Ação de intimar(intimação)alguém, numa data determinada, para que essa pessoa compareça e responda por suas ações diante de um juiz ou de uma autoridade.

Como transformar uma citação direta em indireta?

Para fazer uma citação indireta de acordo com a ABNT é preciso informar o último nome do autor do texto original e o ano de publicação da obra. As aspas e o recuo não são utilizados.

Como fazer citação ABNT 2021?

Se a citação for direta(escrita igualmente igual a fala do autor), e tiver até 3 linhas, pode ser escrita dentro do texto, informando o autor, ano e página. Se a citação ocupar mais de 3 linhas, deverá ser colocada em fonte tamanho 10, com recuo de 4 centímetros e espaçamento simples.

Como fazer uma citação indireta com 3 autores?

Citação com mais de três autores Para obras em que houver mais de três autores, utiliza-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al., que significa “e outros”.

Como proceder para escrever paráfrases e citações?

Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.

Como fazer citação recuada?

O sobrenome do autor, o ano de publicação do livro e a página onde a frase se encontra devem ser informados. Se em algum momento da frase que antecede a citação recuada você se referir diretamente ao autor, seu sobrenome deverá ser grafado apenas com a inicial maiúscula.