A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. O presente artigo aborda a arteterapia tendo como objetivo refletir sobre a arte como instrumento de trabalho no campo específico da Psicologia.

O que é arteterapia e como funciona?

Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e/ou mestrado em arteterapia.

Qual é o conceito de arteterapia?

A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.

Entrevistas NAMU: o que é arteterapia?

A arteterapia pode ser definida como uma disciplina com especificidades e limites concretos. É uma ajuda – terapia para alguns – que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa. Os objetivos da arteterapia são os mesmos dos da psicoterapia.

Entrevistas NAMU: o que é arteterapia?

Qual o valor de uma sessão de arteterapia?

O preço em média de um aula de arteterapia é de R$ 67. Ele pode variar de acordo com alguns fatores, são eles : as competências adquiridas pelo professor de arteterapia.

Quem pode aplicar a arteterapia?

O arteterapeuta pode atuar em ONGs, consultórios, CREAS, CRAS, presídios, instituições de recuperação social, em educação e saúde. De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia(UBAAT), profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se especializar para atuar na área.

Quais a influências que arteterapia teve?

Surgindo com influencias das teorias de Freud e Jung, vendo a expressão da arte como manifestação do inconsciente, a arteterapia possui várias abordagens, tendo como principais a Psicanalítica, Junguiana e Gestaltica, porém, ambas visam a potencialização dos sujeitos ou grupos, tendo como meios utilizáveis desenho, ...

Qual a origem da arteterapia?

A Arteterapia tem sua origem na Antroposofia de Rudolf Steiner segundo o qual o Homem é considerado um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo, onde através dos elementos(cor, forma, volume, disposição espacial, etc)na terapia artística, possibilita que a pessoa vivencie os arquétipos da criação, ou seja, re- ...

Como surgiu a arte terapia?

A Arteterapia surgiu a partir do entrelaçamento entre a arte e a terapia, que remete ao século XIX, quando o auxílio da arte no tratamento da saúde mental foi explorado por alguns psiquiatras. A Arteterapia tem seus primeiros movimentos na análise simbólica com Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.

Quais são os profissionais que trabalham na arteterapia?

Os arteterapeutas podem vir de diversas áreas do conhecimento: Educação: professores, pedagogos etc. Social: assistentes sociais, educadores etc. Arte: artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc.

Como aplicar a arte terapia?

A arteterapia pode ser aplicada à todas as faixas etárias, sendo em níveis terapêuticos ou educativos. Sendo que, no último caso, seria voltada para o desenvolvimento educativo em si. Em relação ao nível criativo, a modalidade escolhida deve ser construída junto com o paciente.

Quais são as artes mais usadas pela arteterapia?

Quais são as artes mais usadas pela arteterapia? A arteterapia pode ser aplicada em diversos setores e ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade. Atualmente, os modelos de arte mais usados para essa terapia são: pintura, música, teatro, dança, desenho, culinária e costura.

O que proporciona a arteterapia na vida emocional das pessoas?

O grupo percebeu que a arteterapia minimiza os efeitos negativos da doença mental na questão emocional que naturalmente surgem com a doença, tais como: angústia, estresse, medo, agressividade, isolamento social, apatia, entre outros.

Como a arteterapia pode ajudar no campo emocional?

“a arteterapia tem possibilitado aos usuários a vivência de suas dificuldades, conflitos, medos e angústias de um modo menos sofrido. Configura-se como um eficaz meio para canalizar, de maneira positiva, as variáveis do adoecimento mental em si, assim como os conflitos pessoais e com familiares.

Qual a importância da arte para a saúde mental?

A presença da arte, como os ateliês de pintura e escultura, oficinas de dança, literatura, música, entre outros, nas instituições psiquiátricas, facilita a expressão criativa do sujeito e pela qual os doentes podem recorrer como uma forma de se comunicar com o mundo e de se reestruturarem internamente.

O que é preciso para ser arte terapeuta?

Para que o profissional seja reconhecido como arteterapeuta pela associação do estado em que reside, é necessário que curse uma formação ou especialização que possua o currículo mínimo e a carga horária mínima estabelecida pela União Brasileira de Arteterapia(UBAAT).

Quem pode fazer Pós-graduação em arteterapia?

Pós-Graduação – Arteterapia Educadores, artistas, profissionais das áreas da saúde, educação, cultura, e demais interessados, graduados nas respectivas áreas de atuação.

Qual faculdade para ser terapeuta?

Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação(MEC).

Qual o profissional que faz terapia ocupacional?

A terapia ocupacional atende desde recém-nascidos até idosos. “Qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional”, explica Tatiana Pedroso, terapeuta ocupacional da Rede Lucy Montoro.

O quê Baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística e terapêutico é enriquecedor da qualidade de vida das pessoas?

O QUE É ARTETERAPIA “A Arteterapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.

O que é feito na Terapia Ocupacional?

O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais.

Qual a formação de uma terapeuta ocupacional?

Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. ... Para atuar na área é necessário ser graduado no curso Terapia Ocupacional e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional(Crefito).