A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise(o pronome vem antes do verbo), mesóclise(vem no meio)e ênclise(vem depois do verbo).

Como identificar a próclise?

Próclise=pronome antes do verbo - Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.

Quando é usado a próclise?

A próclise é usada: 1)Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a)Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

Quando usar próclise e ênclise?

Em se tratando da próclise(colocação do pronome antes do verbo), ela será usada: 1)Quando, antes do verbo, houver palavras ou partículas de sentido negativo, tais como: nunca, não, jamais, nem. Veja: Nunca se queixa nem se aborrece diante das adversidades diárias.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: PRÓCLISE - Profa. Pamba

Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: PRÓCLISE - Profa. Pamba

Quando a próclise é opcional?

O uso da próclise ou da mesóclise é opcional com os pronomes pessoais e com o infinitivo, desde que esses não façam parte da locução verbal. Já quanto à mesóclise, pode-se usar no início das frases, desde que não exista nada que atraia o verbo, seja no futuro do presente ou do pretérito.

O que é fator de próclise?

b)Havendo fator de próclise, o pronome átono ficará antes do verbo auxiliar ou depois do principal: Não lhe devo dizer a verdade. Não devo dizer-lhe a verdade. Não lhe estava dizendo a verdade.

Quando puxa o pronome?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1)Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2)Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos(o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

O que atrai o se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise(pronome antes do verbo)é a colocação predominante. ... Como sempre repetimos, a nossa tendência natural vem sendo a próclise – não só na presença dos seus “fatores” mas também na sua ausência.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Pode usar me depois de vírgula?

Língua Brasil - Instituto Euclides da Cunha. Perguntaram-me se “não se pode colocar pronome átono depois da vírgula”. O que posso afirmar é que a vírgula, por constituir uma pausa, predispõe à ênclise, mas não a obriga.

O que é ênclise exemplos?

Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise(pronome antes do verbo)e Mesóclise(pronome no meio do verbo). Exemplos: Telefonei-lhe na hora combinada.

O que significa gerúndio na língua portuguesa?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Como usar o se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética(ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Que é se?

As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. Que e Se podem exercer inúmeros papéis em uma frase! A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

Quais são os pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular(eu, tu, ele)ou no plural(nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.

Quais são as regras de colocação pronominal da gramática normativa?

Conforme os manuais de gramática normativa, a colocação pronominal ocorre de três formas: em próclise, quando o pronome átono antecede o verbo(Nada lhe agradava ali.); em mesóclise, com o pronome no meio do verbo(Realizar-se-á, em maio, uma reunião de prefeitos.); e em ênclise, na qual o pronome virá após o verbo(...

Que é qual quando usar?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.