Existem casos de quando o trabalhador solicita um desses benefícios, o INSS(Instituto Nacional do Seguro Social)nega, ou seja, indeferir. Nestes casos, cabe ao segurado recorrer à justiça para obter o benefício desejado ou ter de volta o benefício cancelado após uma perícia médica.

O que fazer quando a perícia é negada?

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência? Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

O que acontece quando o perito judicial nega a incapacidade?

Isso quer dizer que o INSS negou seu pedido de auxílio-doença e motivo de ter negado foi que o perito considerou que você não tem incapacidade para o trabalho. Se o perito pensa que você não tem incapacidade, então ela acredita que você pode trabalhar moralmente.

Perito explica o que fazer se o seu benefício foi negado na perícia do INSS - Dr. Marcelo Lima

É direito de todo cidadão cujo benefício solicitado tiver sido indeferido pelo INSS de entrar com um pedido para nova análise da solicitação. Esse pedido, normalmente feito por meio de um recurso administrativo, pode ser enviado no prazo de até 30 dias após o recebimento do aviso de indeferimento no INSS.

Perito explica o que fazer se o seu benefício foi negado na perícia do INSS - Dr. Marcelo Lima

Como solicitar pedido de reconsideração do INSS?

Documentos necessários para solicitar a reconsideração O agendamento pode ser feito através do Meu INSS ou na Central de Atendimento pelo telefone 135.

O que os peritos do INSS avaliam?

Já o médico perito trabalha para o Instituto. Ele analisa a concessão do afastamento e emite parecer conclusivo quanto à existência da incapacidade para trabalhar e a necessidade de afastamento do trabalhador, assim, pode ocorrer deste médico discordar das conclusões dos outros.

Quais as chances de ganhar um processo contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

O que acontece caso o INSS nega o benefício é a empregada ainda Encontra-se doente qual a responsabilidade do empregador?

Se a empresa entende que não deve receber o empregado nas suas dependências porque ainda está doente, deve questionar a alta médica no Juízo competente. E, até obter decisão favorável, deve pagar os salários do período.

O que acontece quando o INSS indefere pedido de auxílio-doença?

Se o auxílio-doença foi indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social(INSS), o segurado deve retornar ao trabalho imediatamente. Se não estiver em condições de assumir suas funções, o trabalhador deve comunicar a empresa sobre a decisão da Previdência Social e recorrer da decisão como mencionamos anteriormente.

O que acontece se o INSS Negar o auxílio-doença?

Ou seja, desde quando você recebeu a resposta do auxílio-doença negado no INSS, você tem 1 mês para entrar com um recurso. Caso você não se atente a isso e deixe passar o prazo, apenas será possível uma reavaliação no INSS com um novo pedido de auxílio-doença.

O que quer dizer Não constatação de incapacidade laborativa?

Não constatação de incapacidade laborativa O indeferimento do benefício em razão da não constatação de incapacidade laborava acontece quando o INSS não reconhece o direito ao benefício pelo fato da perícia médica ter concluído que o segurado está apto para o desempenho do seu trabalho ou atividade habitual.

Quando o juiz pode desconsiderar laudo pericial?

De acordo com o artigo 436 do Código de Processo Civil, o Juiz não fica vinculado ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção a partir de outros elementos ou fatos provados no processo.

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença de uma perícia judicial?

Contestação da perícia(talvez não aconteça por não precisar da perícia): 30 dias; Depoimento de testemunhas(se for preciso)em outro lugar(cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias: Prazo para razões finais(informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias; Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

Quem pode contestar laudo médico?

O médico do trabalho pode sim contestar atestado médico emitido por colega eticamente, desde que examine o trabalhador. possibilidade de nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além dos Pareceres do Conselho Federal de Medicina 49/2002 e 10/2012.

Quanto tempo demora um processo na Justiça contra o INSS?

O processo judicial tem duração média de 18 meses. O próximo passo, depois que seu processo no INSS e o recurso administrativo na Junta de Recursos terminaram, é entrar com o processo na justiça.

Porque o perito do INSS fica com laudo?

O perito do INSS poderá ficar com o seu laudo médico para fins de protocolo administrativo, por isso nunca se esqueça de manter consigo as cópias de todos os documentos médicos antes de levá-los para a perícia, pois eles podem ser necessários para o início de um processo judicial no futuro.

O que acontece depois da perícia do INSS?

Em regra, após a realização da perícia médica, o INSS disponibiliza o resultado ao segurado, de forma automática, às 21h. ... Trata-se de uma exigência do INSS, requerida no intuito de sanar informações incompletas dos dados cadastrais(qualificação e endereço, por exemplo), dos vínculos trabalhistas ou das contribuições.

O que é pedido de reconsideração INSS?

Instituto Nacional de Serviço Social O pedido de reconsideração é a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxílio-doença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido. O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária.

Como cancelar recurso no meu INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h(horário de Brasília).

Como pedir a prorrogação?

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença A solicitação da prorrogação do auxílio-doença pode ser realizada através da plataforma Meu INSS ou ainda por meio da central telefônica 135 e também pelas agências do INSS(o que não é recomendado durante o período de pandemia).