Para isso, você deverá obrigatóriamente possuir o número do seu CPF, aleḿ de um endereço eletrônico(e-mail)válido. Caso não possua um cadastro válido no Procon de sua região, você poderá criar um novo usuário para acesso. Acessar a Área do Consumidor Não possui usuário? Crie um novo.

Como responder uma CIP?

O fornecedor tem o prazo de até 10 dias para responder a CIP. Assim que a resposta é recebida, o PROCON Paulistano encaminha e-mail para o consumidor avisando que a resposta à carta está disponível e encaminha link com formulário para que o consumidor faça a avaliação sobre a resposta dada pelo fornecedor.

O que é atendimento convertido em CIP?

Num primeiro momento, a empresa irá receber uma Carta de Informações Preliminares(CIP)por e-mail, com a descrição do fato relatado pelo consumidor, com prazo de 10 dias para resposta. Havendo a solução do problema de forma amigável direto com o cliente, a reclamação será arquivada.

O que mudou no fluxo de RECEBIMENTO com a CIP no arranjo de pagamento? - A Atos Responde

Neste tipo de atendimento, o Procon emite uma carta endereçada ao fornecedor, que pode ter duas finalidades: Intervir naquele conflito, com vistas a sua resolução mais célere, de modo a atender o problema experimentado pelo consumidor; ou.

O que mudou no fluxo de RECEBIMENTO com a CIP no arranjo de pagamento? - A Atos Responde

O que quer dizer CIP no Procon?

CARTA DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES - CIP - É enviada ao fornecedor solicitando providências quando o Procon não consegue o.

Como responder a uma CIP do Procon?

RESPOSTA DA CIP: a empresa deverá responder por escrito, devendo encaminhar a resposta para o PROCON, identificando o n° da CIP correspondente, com CÓPIA para o CONSUMIDOR.

Como responder uma carta de notificação?

Se o que e, solicitado na notificação extrajudicial não tiver procedência, ou seja, trate-se, por exemplo, de uma obrigação que você já cumpriu, procure respondê-la por escrito, com aviso de recebimento, informando: como, quando e onde você a satisfez, guarde esse comprovante de resposta.

O que acontece quando uma empresa é notificada pelo Procon?

Em primeiro lugar haverá uma notificação à sua empresa, e também a oportunidade de responder à reclamação do consumidor. ... Naqueles casos em que reclamação não é resolvida, existe a possibilidade de aplicação de multa ao fornecedor. O fornecedor tem a possibilidade de recorrer em relação à multa aplicada.

O que acontece com uma empresa que recebeu uma notificação do Procon?

Nesse sentido, quando uma empresa recebe uma notificação ou um auto de infração do Procon, deve apresentar uma defesa administrativa, que pode incluir um acordo com o consumidor lesado, quando for uma situação pontual. Se a resposta for satisfatória ou o acordo realizado, então, o caso é arquivado.

Como consultar uma CIP no Procon-sp?

A autorização está disponível no site procon.sp.gov.br, e pode ser impressa ou enviada por e-mail aos consumidores, desde que, como já citado, não ocorra vinculação a nenhuma oferta ou condição do fornecedor.

Como saber se a empresa tem reclamações?

Acesse o site do Sindec Nacional: CLIQUE AQUI. Nele você pode colocar o período e a partir desta informação, será disponibilizada uma lista com as empresas que possuem reclamações registraras. Neste site, você pode consultar a empresa por PROCON, onde poderá selecionar o estado.

Como resolver um problema no Procon?

O Procon recebe as reclamações dos consumidores e realiza processos administrativos para apurar e punir más práticas dos fornecedores. Nesse sentido, o Procon-SP responde às consultas em até cinco dias úteis e as reclamações registradas em até 15 dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Quando o Procon pode multar uma empresa?

É competência do Procon aplicar multa pelo descumprimento das leis de defesa do consumidor. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça(STJ)reiterou a legitimidade do Procon para aplicar multas por descumprimento de suas determinações, na defesa de interesse dos consumidores.

O que acontece em uma audiência do Procon?

Na audiência, a conciliação é feita por um conciliador de Defesa do Consumidor. As duas partes dialogam sobre os fatos e espera-se que façam um acordo. O acordo feito é registrado em ata que será homologado junto ao Poder Judiciário.

Quanto tempo o Procon leva para resolver um problema?

As consultas são respondidas em até 5(cinco)dias úteis e as reclamações registradas em até 15(quinze)dias, contados da data do recebimento da reclamação.

Como responder uma contranotificação extrajudicial?

Na contranotificação extrajudicial, esclareça por escrito a situação, informando datas e meios utilizados para o cumprimento da obrigação. Feito isso, anexe à contranotificação todos os documentos que provam o que você afirma.

O que fazer quando se recebe uma notificação judicial?

Seu recebimento é prova de que a pessoa que a recebeu tomou conhecimento do conteúdo da notificação. Então, se você recebeu uma notificação extrajudicial, entre em contato com quem te notificou e busque resolver amigavelmente a questão apresentada pelo notificante.

Quanto tempo a empresa tem para responder uma reclamação no Procon?

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Como saber o andamento de um processo no Procon?

Se você fez reclamação em outra cidade: acesse o site do Procon-PR ou entre em contato com o Procon Municipal onde fez a reclamação; Se você abriu a reclamação no consumidor.gov.br , do Governo Federal: consulte a situação no mesmo portal.

Como saber se meu nome está no Procon?

Para saber se o fornecedor possui reclamação no órgão, consulte o cadastro pelo telefone ou o site www.procon.sp.gov.br. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.

Quanto tempo demora um processo administrativo no Procon?

O prazo para apresentação de resposta às CIPs e processos administrativos será de 10(dez)dias corridos.