O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.

O que é o objeto indireto?

O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo(me, te, o, se e etc.). O pronome reto(eu, tu, ele e etc)ocupa sempre a posição de sujeito da oração.

O que é objeto direto e indireto exemplos?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Português - Verbo - Aula 4 - Pronome Oblíquo com Função de Objeto

Objeto indireto Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

Português - Verbo - Aula 4 - Pronome Oblíquo com Função de Objeto

O que é objeto indireto Brainly?

Resposta: Objeto direto é quando o objeto(que é o complemento de uma palavra)aparece sem preposição e indireto é quando ha preposição.

O que é objeto indireto numa frase?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é um objeto indireto de três exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O que é objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Qual o pronome de objeto?

Os object pronouns(pronomes objetivos)são aqueles que recebem/sofrem a ação verbal. Esse tipo de pronome desempenha a função de objeto de um verbo ou de uma preposição e, por isso, costuma vir posicionado imediatamente depois deles. Exemplos de frases com object pronouns: They bought her a new bike.

Quando o pronome me é objeto direto?

c)Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.

O que é o núcleo do objeto direto?

O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância, ou seja, de maior peso em relação ao sentido. ... Temos que o objeto direto está representado pela expressão “as encomendas”, haja vista que quem entrega, entrega algo.

O que é um discurso indireto exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é verbo transitivo direto e indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição(objeto direto)e um com preposição(objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Para que serve o objeto direto e indireto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

O que é questionamento indireto?

verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Disputar sobre alguma coisa; controverter: questionavam a imortalidade da alma; questionaram sobre o valor da multa; seu trabalho era questionar.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... Assim, concluímos que na oração acima o verbo oferecer é um verbo transitivo direto e indireto. Leia Objeto Direto e Indireto.

Quais são os objetos indiretos?

Objeto indireto(OI)é o complemento verbal que se liga ao verbo por meio de preposição. Esse tipo de complemento aparece com verbostransitivos indiretos(VTI)ou verbos transitivos diretos e indiretos(VTDI).

O que é objeto indireto Pleonastico?

O Objeto Indireto Pleonástico ocorre quando o objeto de Verbos Transitivos Indiretos ou Bitransitivos(Transitivos Diretos e Indiretos)é retomado na mesma oração por um Pronome Oblíquo.

Quais complementos são objetos diretos Brainly?

Resposta: O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição.

Qual a diferença entre objeto direto e objeto indireto Brainly?

O objeto direto é aquele que está diretamente relacionado ao verbo. ... O objeto indireto é aquele que se relaciona ao verbo por meio de preposição.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é o núcleo do sujeito?

Sujeito é a quem se refere o verbo, ou seja, é aquele que sofre ou realiza a ação referida pelo verbo. Confira nos exemplos: Maria, sendo esta, portanto, o sujeito da oração. ...