A análise verifica os dados e documentos dos locatários que irão compor renda no contrato e, quando é o caso, do fiador. ... Caso sua renda não seja compatível, você pode optar pela composição de renda, incluindo familiares ou amigos no contrato de locação.

O que as imobiliarias consultam?

Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.

Como funciona arrendar casa por imobiliaria?

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

Vantagens em alugar com uma imobiliária

Quem tem nome sujo pode alugar imóvel com fiador?

Entretanto, não há nenhuma restrição na legislação a pessoas que tenham o nome sujo por causa de algum tipo de dívida, vai caber ao proprietário aceitar ou não. Normalmente, o locador não costuma alugar mesmo que a pessoa ofereça uma garantia locatícia interessante, como um fiador ou o seguro-fiança.

Quanto tempo demora para aprovar ficha na imobiliária?

De um a três dias é o tempo máximo que as imobiliárias dão para que o interessado entregue toda a papelada. Uma delas é a certidão atualizada do registro de imóveis, solicitada para comprovar o imóvel do fiador, que deve ser requerida junto ao cartório de registro e pode demorar até cinco dias úteis para a liberação.

Como fazer análise de crédito imobiliário?

Análise de crédito imobiliário: como pedir uma? Para solicitar uma análise de crédito, você pode ir pessoalmente à agência do seu banco de preferência ou então fazer esse requerimento online. Normalmente, os bancos disponibilizam em seus sites oficiais um simulador.

Quem tem a posse do imóvel pode alugar?

Quem tem posse pode alugar? Sim, quem tem a posse direta pode realizar a locação do bem, desde que não seja previsto cláusula contrário no contrato prevendo a proibição, inclusive quem invadiu propriedade e já tem posse justa com mais de um ano e um dia também pode alugar.

Como funciona a análise de crédito para aluguel?

Toda análise de crédito é feita com suporte nos documentos dos futuros locatários responsáveis pelo contrato de aluguel e nos dados necessários para a aprovação. Essa documentação pode ser enviada pela própria plataforma da imobiliária — caso disponha de um sistema de verificação instantânea como a CredPago.

Qual responsabilidade da imobiliária?

Em resumo, o dever da imobiliária é garantir que a empresa vai cuidar de todos os trâmites da compra e venda, de forma que passe segurança às partes.

Quanto tempo demora para aprovar aluguel?

Normalmente, as imobiliárias possuem um setor próprio ou terceirizam essa atividade em empresas especializadas. O cadastro demora de 24h a 48h para ser liberado. Tudo isso, para comprovar se a renda do futuro inquilino será compatível com o valor do aluguel do imóvel.

O que substitui fiador?

Depósito caução Outra alternativa para não precisar de um fiador é a caução. Nesse caso, o inquilino precisa fazer um depósito de garantia, geralmente correspondente a 3 vezes o custo total da locação(aluguel e demais taxas de responsabilidade do inquilino).

Como fazer um pedido de desocupação do imóvel alugado?

A solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço.

Quem pode ser o fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

Como alugar no quinto andar com nome sujo?

Para alugar com o QuintoAndar, os locatários que vão compor renda no contrato não devem possuir nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito(Serasa e Boa Vista), e nem processos judiciais em que sejam réus de ações que questionem sua idoneidade.

É possível alugar imóvel com CNPJ?

As locações de imóveis urbanos tratadas na Lei nº 8.245/91 podem ser divididas em locação residencial, para temporada e não residencial. ... Considera–se locação não residencial quando o locatário for pessoa jurídica e o imóvel, destinar–se ao uso de seus titulares, diretores, sócios, gerentes, executivos ou empregados”.

É seguro alugar direto com o proprietário?

Alugar imóvel direto direto com o proprietário pode ser um aluguel tão protegido quanto um contrato feito por profissionais. Por isso, é importante que as duas partes se comprometam a cumprir com as suas obrigações e deveres.