A Fauna é o nome dado à diversidade de animais de uma determinada região e a Flora à sua diversidade de plantas. Ambas são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra e podem muitas vezes serem específicas de determinados lugares e influenciadas pelos fatores ambientais locais.

Qual é o conceito de flora?

Conceito flora De forma geral, a flora representa os organismos vivos do Reino Animal, ou seja, as plantas de determinada região. O termo designa, ainda, a variedade de plantas de um ecossistema ou bioma. O Brasil, por exemplo, possui a maior biodiversidade do mundo quando o assunto é flora.

O que é fauna e flora educação infantil?

Flora é o nome dado ao conjunto de vegetais que se desenvolvem em uma determinada área. Buriti, pequi, jatobá, ipê e angico são exemplos de plantas que compõem, por exemplo, a flora do Cerrado.

O que é flora educação infantil?

Flora é o conjunto de plantas próprias de uma região. A flora é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente. A vegetação de nosso país é riquíssima e nos fornece matéria-prima para a produção de itens essenciais para nossa vida.

A FLORA BRASILEIRA.(Educação Infantil)????

Como trabalhar o tema fauna na educação infantil?

Coisas simples, como revolver a terra, observar os pequenos bichos contidos em plantas e catar ervas daninhas. Para aqueles que moram em apartamento, basta olhar pela sua janela e observar os animais silvestres que circulam, como pássaros, até mesmo fazer o plantio de um pé de feijão e acompanhar seu crescimento.

O que é fauna e flora exemplo?

A fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais. Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.

Qual é a diferença entre a fauna e a flora?

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais de uma determinada região. Flora é o conjunto de plantas.

Qual a importância da fauna e da flora para o meio ambiente?

Além disso, a fauna ajuda no combate ao aquecimento global, uma vez que deixa o ar mais puro, já o ciclo dos animais nos beneficiam com a biodiversidade. Pode-se dizer que a importância da fauna e flora para nossas vidas está diretamente relacionada a manutenção do equilíbrio na natureza.

Quais são as plantas da flora?

As mais conhecidas são: Cajueiro do Campo; Aroeira brava; Aroeira do cerrado; Mangabeira; Erva-mate; Jerivá; Palmeira jerivá; Coco gerivá; Baba de boi; Jaruvá; Ipê verde, Ipê amarelo craibeira, Ipê amarelo do cerrado, Ipê rosa e roxo; Caroba e Caroba da flor verde.

Qual é a flora brasileira?

No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas. São mais de 46.000 espécies conhecidas de vegetais. São, aproximadamente, 4.754 Algas, 33.108 Angiospermas, 1.568 Briófitas, 5.719 Fungos, 30 de Gimnospermas e 1.346 de Samambaias e Licófitas.

O que é flora no exame de urina?

A flora bacteriana aumentada no exame de urina é normalmente consequência de situações que alteram a imunidade, como estresse ou ansiedade, ou ser devido à erros durante a coleta, o que não é motivo de preocupação, sendo apenas recomendado pelo médico a repetição do exame.

Quem é flora?

Uma Força da Natureza entre os Romanos, a deusa que desencadeava a floração das árvores na primavera. Era assim a divindade da primavera como ciclo vegetativo de renovação, de tudo o que floresce, dos cereais, das flores, dos jardins e das árvores. Por outras palavras, era a deusa da fecundidade da natureza.

Quais as características da flora?

Flora representa o conjunto de plantas características de uma região, sendo o Brasil o país mais rico em diversidade vegetal do mundo. ... O Reino Vegetal inclui, além das plantas, os micro-organismos. Cada região possui uma variedade de plantas diferentes, determinadas por diversos fatores.

Qual a importância da flora para o meio ambiente?

Sem a flora, não é possível que se tenha o plantio e colheita de alimentos. Sem ela não há, também, habitat natural dos animais e, consequentemente, eles também podem prejudicados pela ocorrência e o aumento do desaparecimento das espécies. Com isso, a flora se demonstra essencial no equilíbrio ecológico.

Qual a maior diversidade de fauna e flora?

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos.

Quais são as características da fauna?

O conjunto de animais que vive e compartilha de um mesmo ambiente ou espaço geográfico é chamado de fauna. O termo está ligado, também à flora, conjunto de vegetais e plantas de determinada região. Assim, por constituírem as características de lugar, possuem variedades dependendo do ambiente em que se encontram.

Qual é a fauna do Brasil?

Os animais mais emblemáticos da fauna brasileira certamente são a arara-azul-de-lear, a onça-pintada, o peixe-boi, o boto-rosa e o tamanduá-bandeira; contudo, outros também são muito conhecidos. Entre os mamíferos, a anta, a capivara, os saguis e micos, a jaguatirica e a preguiça-real são destaques.

Como é a flora e fauna brasileira?

O Brasil é o país que mais apresenta biodiversidade em flora e fauna do mundo, pois o país abriga aproximadamente 517 espécies de anfíbios, 1.677 espécies de aves, 468 espécies de répteis e 524 espécies de mamíferos. E os animais de exclusividade do Brasil são: 191 aves, 294 anfíbios, 468 répteis e 131 mamíferos.

Como cuidar da fauna?

Se você já possui um animal, não o abandone. Se você for viajar ou se mudar para um lugar onde ele não será bem tratado, deixe com alguém que tenha certeza de que vai cuidar. Além de dar comida e água, dê também muito amor para o cão ou qualquer outro animal.

O que podemos fazer para proteger a fauna brasileira?

Protestar contra as queimadas ilegais e a caça ilegal, reciclar e destacar de forma correta o lixo para não contaminar habitats naturais, reduzir o consume de carne, e exigir do poder público uma atenção especial para preservar espécies em extinção.