Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o=cujo / cujo + a=cuja / cujo +os=cujos / cujo + as=cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro(quem se refere, refere-se a).

Quando se usa além de?

Significado de Além de locução adverbial Em adição a algo; igualmente, também, do mesmo modo: são também exportados figos, maçãs e outras frutas, além do óleo de oliva.

Como usar a expressão Além disso?

locução adverbial Inclusivamente; em adição a; aliás: além disso, trouxe todos os ingredientes; as críticas não me definem porque estou além disso. Etimologia(origem de além disso). Além + disso.

Que além tem vírgula?

Use a vírgula para separar qualquer elemento que serve apenas para fazer uma explicação, como “isto é”, “com efeito”, “a propósito”, “além disso”, “ou seja”, etc. Exemplos: O que sinto, isto sim, é um grande alívio na alma.

Pode começar frase Com Além disso?

Há um conectivo no início do parágrafo(além disso)que acrescenta uma ideia, dando continuidade em relação à ideia que foi apresentada no parágrafo anterior. No meio do parágrafo, há mais três conectivos que interligam as ideias dos períodos(“nesse viés”, “dessa maneira” e “por conseguinte”).

Tem vírgula depois de Além disso?

I. A vírgula é usada para separar os elementos e locuções explicativas ou corretivas, como isto é, a saber, ou seja, por assim dizer, a propósito, além disso, ou melhor, ou antes, digo: Só aceitamos o formulário original, ou seja, ele não pode ser xerocopiado. O que sinto, isto sim, é um grande alívio na alma.

Tem vírgula depois de Além do mais?

Ademais é um advérbio, sinônimo de além disso, aliás, além do mais. É usado para acrescentar uma informação a algo que já tinha sito dito anteriormente. Vem sempre acompanhado por vírgulas.

O que quer dizer afora?

Afora, escrito junto, significa principalmente algo que ocorre em direção ao lado de fora ou ao longo de alguma coisa: pela estrada afora, pela porta afora, pela vida afora,A fora, escrito separado, é usado unicamente nas expressões: de dentro a fora e de fora a fora.

Qual o correto afora ou a fora?

(Aqui, afora com a ideia de tempo.)“Ao ouvirem a explosão, todos saíram porta afora, ninguém ousou sequer olhar para trás.” A fora, escrito separado, é usado unicamente nas expressões de dentro a fora(em oposição a dentro)e de fora a fora(em toda a extensão).

Como por exemplo sinônimo?

1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula: 1)Para separar sujeito e predicado: O tapete persa(sujeito, ser de quem se diz alguma coisa)nos serviu de cama durante muitos anos(predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2)Entre verbo e complemento: O presidente mudou(verbo)os planos de viagem(complemento do verbo).

Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.

O que significa a expressão desde que?

Nas frases apresentadas(e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».

Pode usar conectivos na introdução?

Os conectivos usados para introdução são utilizados para contextualizar o leitor para o assunto tratado na nossa redação.

Como são divididos os presos?

Presos devem ser divididos por periculosidade e não de acordo com facções, defende ministro. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, declarou ser essencial para o controle da violência nos presídios a divisão dos detentos por nível de periculosidade.

Qual a diferença entre presídio e penitenciária?

Para quem não sabe, a principal distinção entre uma e outra unidade prisional está no tipo de apenado que recebem. Enquanto os presídios abrigam réus com processos sem transitado e julgado, isto é, o julgamento ainda não aconteceu, as penitenciárias abrigam presos já condenados pela justiça.

O que é conectivos e exemplos?

Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases.

Quantos tipos de conectores existem?

Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção.

O que é sinônimo exemplo?

Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.

Como exemplo por exemplo?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

O que é sinônimos exemplo?

Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido(ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.

Quando não usar vírgula antes do e?

Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração.

Quantas orações às virgulas separam?

A vírgula separa orações coordenadas assindéticas, ou seja, orações que não estão ligadas através de conjunções, mas sim através de uma pausa.

Tem vírgula depois do sim?

A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas. Use somente uma, antes do e sim. A regra também vale para e não e mas sim.

Quando se usa o pronome relativo QUE?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Quando usar o que é qual?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

O que quer dizer a expressão desde então?

Desde então ou para então, até, desde ou para esse tempo. Usa-se para questionar o que foi dito anteriormente. Nesse caso.

É correto escrever desde a?

A forma correta é desde, escrito junto, sem acentuação gráfica: Estou tentando falar com ela desde ontem. Saiba, desde já, que não estou interessada nisso.

Como usar o porquê junto?

Porque(junto e sem acento)é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Porquê de resposta no meio da frase?

- Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”. As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque(pois)quero brincar de balanço. - Porquê: é utilizado quando se quer informar a razão ou motivo de algo.