Assim, a Igreja Católica reafirmou sobre a exclusividade do direito de interpretar as Escrituras, reafirmou a doutrina da transubstanciação; dos sete sacramentos, a doutrina da graça e do pecado original. Ainda confirmou o celibato clerical e o culto dos santos, das relíquias e das imagens.

Qual era o objetivo do Concílio?

O Concílio de Trento aconteceu no século XVI e foi resultado de uma das ações da Igreja Católica contra as chamadas Reformas Protestantes. ... Em meio a essa situação, a Igreja Católica estabeleceu diretrizes para remediar os efeitos das reformas e precaver-se contra a iminência de outros programas reformistas.

Quais as principais mudanças que ocorreram após a convocação do Concílio de Trento em 1545 *?

Um concílio(palavra que quer dizer reunião, convenção etc.), no interior da tradição cristã católica, consiste na reunião dos clérigos(bispos, cardeais, etc.)para deliberação de temas doutrinários(relativos aos dogmas cristãos)e pastorais(relativos à conduta da vida cristã).

O que foi decidido no Concílio de Trento?

História Geral. O Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, teve como principal objetivo reafirmar os dogmas da fé católica frente à disseminação do protestantismo.

Concílio de Trento - História do Cristianismo 53

Quais os principais resultados do Concílio de Trento?

Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas ...

Qual foi o resultado da Contrarreforma?

O resultado da Contrarreforma foi a limitação da expansão protestante e uma influência duradoura do catolicismo na América Latina, o local de maior concentração de católicos no mundo.

O que é um concílio da Igreja Católica?

O termo concílio designa a reunião em assembleia de um conjunto de bispos, com a finalidade de deliberar sobre determinados aspetos respeitantes à disciplina, à doutrina e à prática dos preceitos da Igreja Católica.

Quais as características do Concílio de Trento?

Principais características do Concílio de Trento Reafirmação das doutrinas católicas; Manutenção dos sete sacramentos; ... A interpretação das Escrituras se tornou exclusividade da Igreja Católica; Instauração do Index Librorum Prohibitorum – Lista das obras proibidas pela Igreja.

O que foi o Concílio de Trento apresente duas novas propostas defendidas nesse evento?

O Concílio de Trento pretendia reforçar a doutrina católica, tão contestada pelas novas igrejas cristãs, e combater as heresias, mantendo a unidade dentro do catolicismo. Nesse contexto, o concílio proibiu a cobrança de indulgências, estopim da Reforma, e a circulação de livros contrários às normas da Igreja.

Quais foram as razões da Contra-reforma?

A intenção da contrarreforma era espalhar a fé católica, catequizando as regiões não cristianizadas. Seu objetivo era agrupar as variações de religiões, ou então condená-los por heresia, como o caso da religião protestante.

O que foi a Reforma Protestante resposta?

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.

Qual foi a consequência mais importante do Concílio de Trento?

Uma das grandes decisões do Concílio de Trento foi a criação do Tribunal da Santa Inquisição e da Companhia de Jesus. O concílio teve como consequência a presença inquisitória em vários reinos europeus e a presença de padres jesuítas nos novos continentes conquistados pelos europeus.

Qual foi o primeiro Concílio da Igreja Católica?

O Concílio de Niceia que aconteceu no ano de 325 foi o primeiro evento promovido pela Igreja para discutir a fé cristã. O principal objetivo da convocação feita pelo imperador romano Constantino I era a criação de um consenso entre os representantes da instituição acerca da natureza divina de Jesus Cristo.

O que significa a palavra Concílio na Bíblia?

Significado de Concílio substantivo masculino [Religião] Assembleia cristã da qual fazem parte alguns eclesiásticos, geralmente bispos e o papa, cujo objetivo é deliberar sobre fé, doutrina e disciplina eclesiástica: Concílio de Trento.

O que é vida eclesiástica?

adjetivo Característica daquilo que se refere ou pertence ao âmbito da igreja católica ou de seus sacerdotes; eclesial: doutrina eclesiástica. Característica daquilo que pode ser referido a qualquer membro pertencente à igreja: autoridades eclesiásticas.

O que significa o Concílio de Jerusalém?

O Concilio de Jerusalém foi uma reunião inicial entre as lideranças cristãs nos meados do século I, para abordar se os gentios(não-judeus)deveriam seguir as leis de Moisés.

Quais foram as ações propostas pela Contrarreforma ou Reforma Católica?

Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.

Qual foi o papel desempenhado pela Contrarreforma Católica?

A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante. ... A principal função da ordem era buscar o fortalecimento da Igreja através de ações disciplinares e moralizantes.

Qual a finalidade da Companhia de Jesus Criada em 1534?

A Companhia de Jesus foi criada com a finalidade de combater o movimento protestante, e tinha como lema “Para a Maior Glória de Deus”(“Ad Majorem Dei Gloriam”). Tinham como prioridade a atividade missionária e a educação religiosa, fato que os levou a influenciar até mesmo as Índias e o Extremo Oriente.

Porque a cidade italiana de Trento é importante na história da Reforma Protestante?

O Concílio de Trento, realizado entre as décadas de 1540 e 1560, na cidade italiana homônima, teve um grande impacto no contexto da Contrarreforma operada pela Igreja Católica. ... A Igreja Católica, nesse contexto, ponderou as críticas dos reformistas e procurou resolver o problema institucional e espiritualmente.

Qual a resposta que a Igreja dava para a pergunta inquietante de Lutero?

A busca pela aceitação de Deus Nenhum dos rituais ou regras da Igreja foi capaz de responder a essa pergunta. Lutero continuou a ler fervorosamente a Bíblia e ficou particularmente comovido com a carta do Apóstolo Paulo à antiga igreja romana, onde leu sobre a justificação pelo sangue de Jesus Cristo.