O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

RISCOS E CUIDADOS NOS PRIMEIROS TRÊS MESES DE GRAVIDEZ | MACETES DE MÃE

Elimine ou diminua significativamente o consumo de cafeína, presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e chocolates. Se você é adepta de atividades físicas de alto impacto, converse com o obstetra sobre a conveniência de diminuir o ritmo nesse primeiro trimestre.

RISCOS E CUIDADOS NOS PRIMEIROS TRÊS MESES DE GRAVIDEZ | MACETES DE MÃE

Porque os 3 primeiros meses de gravidez é perigoso?

A placenta começa a se formar e rapidamente os órgãos do bebê são desenvolvidos. Com tanto acontecimentos em tão pouco tempo, a futura mamãe deve ficar atenta e redobrar os cuidados durante essa fase, que também é a mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas.

Pode ter relação no início da gravidez?

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

É necessário repouso no início da gravidez?

No primeiro trimestre, o médico recomenda o repouso relativo e alguns cuidados específicos para evitar quadros de hemorragia e o risco de aborto, segundo o Manual de Acompanhamento Pré-natal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia(FEBRASGO).

Porque grávida não pode varrer?

Se você é uma grávida de baixo risco, está liberada para fazer faxina e arrumação varrer a casa, passar aspirador, limpar o banheiro e a cozinha, lavar e passar roupa... mas com ressalvas. Porém, caso a gestação seja de alto risco, esqueça qualquer esforço: o seu caso é de repouso.

Pode viajar grávida de 1 mês?

Em geral, as gestantes de até 27 semanas podem viajar normalmente. Tanto para destinos nacionais quanto internacionais. Mas é necessário avisar à empresa da gravidez na compra da passagem aérea. Já, a partir da 28ª semana, é preciso apresentar atestado médico, autorizando a viagem.

Qual a melhor posição para ficar de repouso na gravidez?

No repouso absoluto, a gestante não pode sair da cama e deve ficar deitada preferencialmente do lado esquerdo, posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê.

Quando se sabe que a placenta subiu?

O principal sinal da placenta prévia é o sangramento sem dor pela vagina, na segunda metade da gravidez. Fale com seu médico caso você tenha sangramento vaginal no segundo ou terceiro trimestres ou sentir contrações. Busque um serviço de emergência se o sangramento for severo.

Estou grávida posso ter relação até quantos meses?

Pelo menos 40 dias. É a famosa quarentena. Vale tanto para parto normal como para cesárea. Antes disso, a prática sexual é desaconselhada, porque o corpo ainda está se recuperando e o útero está voltando ao seu tamanho normal.

Quais são os meses mais críticos da gravidez?

De um modo geral, o primeiro trimestre de gravidez é considerado o mais crítico da gestação. Segundo especialistas, na maioria das vezes, quando o embrião possui defeitos que são incompatíveis com a vida, ele para de se desenvolver justamente neste período.

Pode perder o bebê com 3 meses?

Porque é nos primeiros três meses de gravidez que acontece a maior parte dos abortamentos. O aborto pode ser precoce ou tardio. O precoce acontece até 12 semanas e é mais comum. Funciona como uma seleção natural, pois o corpo trata de rejeitar o embrião que não está bem formado.

Quando passa o risco de perder o bebê?

De acordo com dados divulgados pela Universidade Federal de São Paulo(Unifesp), 80% dos abortos espontâneos acontecem até a 12ª semana de gestação. Ele pode ser caracterizado como precoce ou tardio, quando ocorre antes ou depois da 12ª semana, respectivamente.

Quando diminui o risco de perder o bebê?

Normalmente, alterações graves levam a perdas mais precoces, portanto, conforme a gestação evolui, o risco de aborto reduz em média 1% a cada semana, sendo próximo a 10% com 7 semanas e a 2% com 14 semanas, variando um pouco em cada estudo.

Quanto tempo leva para a placenta subir?

É normal a placenta estar no baixo útero no início da gestação, onde completa seu crescimento por volta da 12ª semana e pode continuar crescendo. Porém no terceiro trimestre a placenta deve estar no topo do útero, de forma que o colo do útero esteja livre para o parto.

Quando a placenta começa a funcionar?

Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

O que acontece se a placenta não subir?

O principal risco de placenta prévia é provocar parto prematuro e hemorragia, o que irá prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Além disso a placenta prévia também pode causar acretismo placentário, que é quando a placenta fica presa à parede do útero, dificultando sua saída na hora do parto.

Como deve ser o repouso na gravidez?

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe. Por exemplo: Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.

O que acontece se a grávida ficar muito tempo deitada?

Sempre que se deita sobre o lado direito do corpo, a veia cava é comprimida. Isso faz a pessoa sentir mal-estar e elevar a pressão arterial, o que, no caso de uma gestante, além de ser de ser desconfortável, pode ser prejudicial.

Estou grávida e só quero ficar deitada?

Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG(gonadotrofina coriônica)também dão uma enorme sensação de cansaço.