Gorduras saturadas: Chamadas informalmente de “ruins”, elas contribuem com o aumento das gorduras no sangue e, assim, colaboram para o aumento do colesterol e maior risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Qual é a gordura boa é ruim?

A gordura trans é tão ou mais perigosa que a saturada. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim(LDL-c), o que causa o depósito de placas nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardíacas e AVC.

Gorduras Insaturadas, Saturadas e Trans / IMC - Video - aula.

Quais são as gorduras boas?

​As gorduras boas para o coração são as gorduras insaturadas, encontradas no salmão, no abacate ou na semente de linhaça, por exemplo. Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente.

Quais são as gorduras do bem?

As gorduras insaturadas(mono e polinsaturadas), também conhecidas como gorduras do bem, possuem duplas ligações de carbono. São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Alguns alimentos ricos em gorduras do bem são os peixes, as castanhas e sementes, os azeites, o abacate e o côco.

Qual gordura faz menos mal à saúde?

Gorduras mais saudáveis: Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Qual a gordura menos indicada?

Desse total, 10% no máximo(menos que 22 g)devem ser provenientes das gorduras saturadas, destaca Casanova. Já as pessoas que têm colesterol alto, esse valor cai para 7%, de acordo com a 4ª Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quais os tipos de gorduras ruins?

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.

Quais os tipos de gorduras encontradas nos alimentos?

Existem três tipos de gorduras nos alimentos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. Consumir gorduras em excesso, principalmente saturadas, é pouco saudável, sendo que a maioria das gorduras consumidas diariamente deve ser monoinsaturada e poliinsaturada.

O que é gordura saturada e insaturada?

A diferença principal entre gordura “saturada” e “insaturada” está na estrutura molecular. Geralmente, à temperatura ambiente, as gorduras saturadas são sólidas, enquanto que as insaturadas são líquidas.

O que são gorduras exemplos?

Gordura Saturada - são as gorduras encontradas em sua maioria, nos alimentos de origem animal e seus derivados(manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, de porco, ovelha, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo).

Qual a gordura menos indicada e que deve ser consumida com moderação?

O que são tipos de gordura ruins? Além das gorduras boas que você acabou de conhecer, também existem as gorduras consideradas “ruins”, que devem ser consumidas com moderação por estarem associadas à algumas doenças. Essas gorduras são as do tipo saturadas e trans.

Porque gordura saturada é ruim?

A principal corrente da ciência da nutrição diz que a gordura saturada em excesso aumenta os níveis de colesterol no sangue, o que pode entupir as artérias e aumentar a chance de um ataque cardíaco ou derrame.

Qual a gordura mais saudável para fritar?

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Qual a gordura animal mais saudável?

Banha de porco: uma boa escolha para o seu corpo Por resistir às altas temperaturas sem que componentes tóxicos sejam liberados nesse processo, essa gordura animal é bastante versátil.

O que são gorduras e suas funções?

As gorduras são substâncias de origem animal ou vegetal, derivadas predominantemente de ácidos graxos saturados. São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção e transporte de vitaminas, sendo essenciais para a composição do metabolismo.

Quais são as gorduras de origem animal?

Principais fontes de gordura Saturada(Ruim)A gordura saturada é um tipo de gordura ruim encontrada principalmente nos alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, bacon, banha de porco, leite e queijos.

Qual a gordura boa saturada ou insaturada?

Dentre os tipos, as gorduras saturadas e a trans são consideradas gorduras ruins. Isso porque aumentam o nível de colesterol ruim(LDL)no sangue, triglicerídeos e reduzem o colesterol bom(HDL), levando a quadros de doenças cardiovasculares.

Porque a gordura insaturada faz bem?

Elas são consideradas gorduras 'do bem' pois podem desempenhar um papel positivo na saúde do corpo como um todo. Em geral, as gorduras insaturadas elevam o colesterol considerado “bom”(HDL)e diminuem o considerado “ruim”(LDL), sendo associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Para que serve a gordura saturada?

Mas é importante ressaltar que, apesar da má fama, a gordura saturada tem suas funções. Ela aumenta um pouquinho a fração do colesterol HDL, que passa pelos vasos realizando uma limpeza na área. Além disso, participa da produção de hormônios e do transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.

Quais características as gorduras trazem aos alimentos?

Serve como reserva e fonte de energia, e no intestino, as gorduras veiculam e facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K.