A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Quais são as principais consequências da chuva ácida?

As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.

O que é chuva ácida e quais são as suas consequências?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?

Com um pH de 5 ou menos, ela é composta de diversos ácidos que quando caem na forma de chuva provocam danos ao solo, à natureza, às construções, carros e outros. Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo.

Chuva ácida - causas, consequências, como se forma

A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas. Saiba mais sobre outro fenômeno ambiental causado pelo excesso de gases poluentes na atmosfera, o Efeito Estufa.

Chuva ácida - causas, consequências, como se forma

Qual é a fórmula da chuva ácida?

HNO3, responsável pela acidez da chuva. A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre(SO2)e de nitrogênio(NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.

Como a chuva ácida é formada e as principais reações?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.

O que significa a chuva ácida?

Chuva ácida é um tipo de precipitação que pode causar desequilíbrios ecológicos e consequências ruins para a economia. Chuva ácida é um conceito cunhado por Robert Angus Smith em 1872, em Manchester, no Reino Unido, e diz respeito a vários tipos de precipitação com pH ácido, incluindo chuva, nevoeiro, granizo e neve.

Tem chuva ácida no Brasil?

Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.

Quais são os principais responsáveis pela chuva ácida?

A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico(CO2)na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio(NOx)e os óxidos de enxofre(SO2 e SO3).

Como resolver o problema da chuva ácida?

Usar transportes colectivos. Utilizar fontes de energia menos poluentes - energia hidroeléctrica, geotérmica, das marés, eólica, nuclear, embora esta última cause preocupações em relação a possíveis acidentes. Purificar os escapes dos veículos - utilizar gasolina sem chumbo e adoptar um conversor catalítico.

Quais são as principais consequências para os ecossistemas?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Quais os danos causados pela chuva ácida na área urbana?

Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba por reagir com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios. Essas construções passam, assim, a se degradar rapidamente. A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos e em certos casos pode levar a morte.

O que gera o problema de chuva ácida na Europa?

A chuva ácida é um dos resultados imediatos do despejo excessivo de CO2 e gases tóxicos na atmosfera. Segundo a organização WWF(World Wildlife Fund), quase 40% do ecossistema europeu é afetado por esse fenômeno que está intimamente ligado à necessidade de se conter a utilização descontrolada de combustíveis fósseis.

Qual a relação entre a chuva ácida e a poluição atmosférica?

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.

Quais são os tipos de chuvas explique cada uma delas?

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens(gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

Quais ações podem ser tomadas para minimizar os efeitos da chuva ácida?

Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo(diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...

Qual o valor do pH da chuva ácida?

Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6. O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera.

Quais óxidos estão envolvidos nesse fenômeno e quais os danos causados pela chuva ácida?

Porém, os óxidos ácidos mais perigosos, por formarem uma chuva ácida mais forte, são os óxidos de enxofre(SO2 e SO3). Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico(H2SO4). O ácido sulfúrico é o principal vilão da chuva ácida, pois ele é um ácido muito forte.

O que a chuva ácida tem a ver com o pH?

Na natureza, a água reage com certos óxidos formando ácidos. ... Para a chuva ser ácida seu ph tem que ser menor que 5,6. O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera.