A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.

Quando rachaduras em paredes são perigosas?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

O que pode causar trincas?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

O que causa rachaduras nas paredes?

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade(no caso de trincas)e até mesmo problemas na construção.

Rachadura Na Parede. Quando se Preocupar? | Arthur Amaral #EngenheirandoComoNuncaCivil

CAUSA: A gretagem pode ser ocasionada pela má qualidade da peça cerâmica, ou pelas tensões atuantes na placa entre a base e o esmalte, após o assentamento, causadas por dilatação térmica ou expansão por umidade. A trinca é um defeito de fabricação, que, na maioria das vezes é imperceptível.

Rachadura Na Parede. Quando se Preocupar? | Arthur Amaral #EngenheirandoComoNuncaCivil

O que causa trincas na laje?

As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força(tensão)no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.

Como evitar trincas e rachaduras?

A variação higrotérmica, a absorção de água e variação da temperatura, pode provocar uma retração e dilatação simultânea na estrutura resultando em fissuras na estrutura. Neste caso, para solucionar esse problema, é recomendado inserir juntas de dilatação a cada 10 m.

Quando devo me preocupar com rachaduras na casa?

Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.

O que fazer quando aparece uma rachadura em uma casa?

Em casos de rachaduras maiores é preciso abrir um pouco mais a fenda, encaixar uma tela de aço(semelhante às usadas em galinheiros)e cobrir com massa de areia lavada com cimento. Nestes casos, a tela deve ficar abaixo do nível da parede para que o acabamento fique bem nivelado.

É normal a laje rachar?

Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

O que colocar na massa de cimento para não rachar?

Para garantir alta durabilidade, utilizar resina acrílica e impermeabilizante ajuda a proteger da ação da água. Você também pode aplicar cera incolor nas áreas internas.

Qual o melhor veda trinca?

Procure comprar o produto da Selamil / Stela que apresenta os melhores resultados em impermeabilidade e flexão. Caso, haja pequenas trincas, o selador Selamil também pode ser usado, só variando a quantidade e o modo de aplicar.

Porque o concreto da laje racha?

Devido ao calor gerado pela hidratação do concreto, a água começa a ser consumida pelo meio, causando uma rápida redução de volume, ocasionando assim esforços de tração ao longo do elemento de concreto. Como o concreto não é eficiente para resistir a estes esforços, surgem as chamadas fissuras por retração.

Qual a solução para cerâmica trincada?

Se o piso ou azulejo forem brancos, por exemplo, a maneira mais comum é passar massa corrida com uma espátula sobre os buracos e depois lixar. Também pode optar por rejunte na cor do azulejo. Ainda existem adesivos tapa furos autocolantes que podem ser encontrados à venda na internet por menos de R$4.

Como recuperar cerâmica trincada?

Fazer o reparo na cerâmica de casa pode ser muito simples. Utilizar a massa epóxi é uma alternativa muito eficiente. Aliás, o produto é multifuncional e consegue grudar a cerâmica a diferentes tipos de materiais, principalmente por ser um material poroso, que facilita a adesão da cola.

O que é uma fissura na parede?

As fissuras são patologias que se manifestam nas paredes de alvenaria como aberturas com até 0,5 mm. ... Possíveis deformações dos elementos estruturais horizontais e encunhamentos inapropriados podem causar sobrecargas inadequadas nas alvenarias, favorecendo o aparecimento de fissuras.

O que pode causar fissuras no concreto?

CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO “Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura(sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.