Não é possível prever qual pele pode vir a sofrer o efeito rebote após um tratamento para manchas. Usar clareadores em quantidades moderadas e contar com o conhecimento específico de um médico dermatologista é a maneira mais segura de evitar o desequilíbrio do organismo.

Como evitar o efeito rebote com hidroquinona?

Como evitar o efeito rebote da hidroquinona Se você usa hidroquinona cinco vezes na semana no mês seguinte use apenas quatro e no outro apenas três. E, assim por diante até parar totalmente. Mantenha sempre algum outro tipo de clareador, pois melasma precisa de cuidado a vida toda.

Quando parar de usar hidroquinona?

A principal forma de prevenir o efeito rebote é manter a pele bem hidratada e usar formulações em sérum, gel ou livres de óleo, se a pele for oleosa, e produtos cremosos se a pele for seca.

Porque a hidroquinona Da efeito rebote?

Ainda, o uso da hidroquinona na virilha e nas axilas pode ter o efeito contrário e escurecer ainda mais essas regiões. A pele fica mais irritada, e são grandes as chances de ocorrer o chamado efeito rebote, processo em que a pigmentação é ainda mais estimulada e a região acaba mais escura que antes.

HIDROQUINONA EFEITO REBOTE O QUE FAZER? | DR. MAURIZIO PUPO

O creme deve ser utilizado até à despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias para manutenção. Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de tratamento, o produto deve ser descontinuado, devendo-se informar o médico.

HIDROQUINONA EFEITO REBOTE O QUE FAZER? | DR. MAURIZIO PUPO

Como tratar manchas causadas por hidroquinona?

As manchas hipocromicas no qual ocorre por quebra do melanócitos com uso indevido da hidroquinona existem cremes no qual faz restaurar a melanina como tacrolimus e tbem o Laser de luz pulsada pode ajudar.

Qual ácido causa efeito rebote?

Além disso, existem alguns ativos que não são recomendados para todas as peles. O uso de ácido retinoico, corticoides e hidroquinona têm efeito rebote mais comuns, portanto, só deve ser feito com a recomendação de um profissional, por um tempo limitado, até que os resultados esperados apareçam.

Como saber se estou com efeito rebote?

Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento. Um exemplo prático é o caso de pessoas que possuem dor de cabeça com frequência e misturam remédios diversos, o que acaba gerando mais dor de cabeça ainda.

Como tratar o efeito rebote do ácido?

De acordo com a médica, existe um jeito de evitar o efeito rebote da oleosidade: “Você precisa usar produtos que ajudam a controlar a oleosidade da pele sem desidratá-la ou irritá-la”. Esses cosméticos precisam ter uma textura suave com ação matificante, feitos para tratar a pele oleosa.

Qual o melhor ácido para tratar melasma?

Qual o melhor ácido para melasma? Tanto o tranexâmico quanto o mandélico são ótimos no tratamento, mas quando utilizados na mesma rotina de skincare podem apresentar melhores efeitos do que se usados de forma isolada.

O que é um efeito rebote?

Em termos gerais, o efeito rebote(reação paradoxal)é o resultado das tentativas automáticas do organismo para retornar ao estado basal(homeostase), alterado pelos efeitos primários das drogas.

O que faz o ácido glicólico?

O ácido glicólico é uma ótima ferramenta para reverter sinais do envelhecimento(rugas, manchas, aspecto geral da pele), uma vez que ao acelerar a renovação celular, promove uma camada nova de células na superfície da pele, dando um aspecto mais saudável, uniforme, de muito viço e mais firme.

Quanto tempo ácido hialurônico faz efeito?

O ácido hialurônico é geralmente aplicado no rosto, pescoço e mãos e pode ser usado durante todo o ano, pois não altera a epiderme. O efeito do tratamento é imediato. E, depois de 30 dias, é possível ver o efeito final.

O que fazer para cortar o efeito da sibutramina?

Interações medicamentosas A sibutramina não pode ser consumida em conjunto com outros remédios para emagrecer que agem no cérebro ou que são usados para transtornos psiquiátricos. Também há uma classe de antidepressivos — os inibidores da monoaminoxidase(IMAOs)— que não devem ser prescritos em conjunto com ela.

O que a hidroquinona pode causar na pele?

Efeitos colaterais da hidroquinona Irritação da pele. Dermatite de contato. Piora da mancha(efeito rebote)Manchas esbranquiçadas por despigmentação.

Como eliminar manchas melasma?

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Como tratar mancha Pós-inflamatória?

Entre os tratamentos mais comuns estão: Tratamento tópico – pomadas, cremes, géis e séruns apresentam diferentes composições para o clareamento das manchas. Entre eles hidroquinona, ácido glicólico, corticóides, entre outros. Laser – o laser atinge diretamente o pigmento da pele, de modo a destruí-lo.

O que tem de mais novo para melasma?

Um laser que destrói pigmentos por ação mecânica, e não pelo calor; um rolo com microagulhas que deixa a pele permeável às substâncias clareadoras; e um peeling tecnológico, que une ácidos e ponteiras esfoliantes estão entre as novidades para combater o melasma.