Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários.

O que é hipófise e qual sua função?

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação(prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...

Quais são as consequências do mau funcionamento da hipófise no corpo humano?

A adeno-hipófise tem origem no tecido epitelial. Ela secreta hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta. Em resposta aos fatores que chegam do hipotálamo, ela secreta seus próprios hormônios, que são proteínas, glicoproteínas ou polipeptídeos.

HIPÓFISE - Suas funções e principais doenças

Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, um hormônio da hipófise, que acarreta irregularidade menstrual(nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência(nos homens), com ou sem galactorréia(produção de leite fora do período puerperal).

HIPÓFISE - Suas funções e principais doenças

Qual é a função do sistema endócrino resposta?

O sistema endócrino é um sistema complexo e constituído pelas glândulas endócrinas do nosso corpo. ... Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.

Quais os hormônios produzidos pela hipófise e suas funções?

Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico(TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico(ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante(FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...

Qual é a função dos hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas. Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno.

Quem produz a ocitocina?

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Quais são os hormônios produzidos pela glândula tireoide?

É responsável pela produção dos hormônios T3(triiodotironina)e T4(tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Onde é produzido o hormônio adrenocorticotrófico?

– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina(ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.

Por quê a hipófise pode ser considerada a glândula mestra do organismo?

A hipófise, também chamada de pituitária, é uma glândula pequena que se localiza na base do encéfalo. Muitos a classificam como a glândula mestra do corpo, pois os hormônios que ela produz regulam o funcionamento de outras glândulas. ... A adenoipófise sintetiza e secreta hormônios.

O que causa problemas na hipófise?

As doenças são causadas por produção diminuída ou aumentada dos hormônios produzidos pela hipófise, geralmente por tumores benignos na glândula. O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise? Geralmente, são tumores.

Qual é o tamanho normal da hipófise?

Nas crianças menores de 12 anos, a hipófise atinge altura de até 6 mm e aumenta na puberdade, alcançando o limite máximo da altura de 10 mm, para o gênero feminino, e de 7 mm a 8 mm, para o gênero masculino.

Quais são os hormônios produzidos pelo hipotálamo?

O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina(OCT)e o hormônio antidiurético(ADH)que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise. Não pare agora...

Quais são os hormônios Troficos?

Os hormônios secretados pela adeno-hipófise são controlados pelos hormônios de liberação e de inibição produzidos no hipotálamo. São chamados de hormônios tróficos, porque estimulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas.

Qual órgão produz hormônios e que hormônios são esses?

As glândulas endócrinas produzem secreção e lançam-na na corrente sanguínea. Essa secreção liberada é o que chamamos de hormônio. Como exemplo de glândula endócrina, podemos citar a hipófise, tireoide, ovários e testículos.

Qual a função do sistema endócrino do corpo humano?

O sistema endócrino é responsável pela produção de substâncias químicas denominadas hormônios, que são secretados no sangue, e vão regular diferentes células e tecidos do organismo. As células especializadas responsáveis pela produção dos hormônios são conhecidas como células endócrinas.

Qual é a relação do sistema endócrino com essas características?

O Sistema Endócrino atua, juntamente com o Sistema Nervoso, no controle de muitas funções do corpo humano, como por exemplo o crescimento, a velocidade do metabolismo, a absorção de nutrientes, a produção de leite nas lactantes e o desenvolvimento sexual.

Como o sistema endócrino é formado qual é a função desse sistema?

O sistema endócrino é formado por glândulas e tecidos responsáveis por liberar substâncias conhecidas como hormônios. Estes são lançados diretamente na corrente sanguínea e atuam em partes específicas do corpo. Nesses locais, eles interagem com o tecido ou órgão, desencadeando uma resposta específica.

Como é a dor de cabeça de quem tem tumor na hipófise?

SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

Quais os sintomas do adenoma?

Em caso de adenoma na hipófise, podem surgi dores de cabeça, visão turva, impotência e infertilidade e relações sexuais dolorosas. Outros sintomas comuns incluem febres, tosse, fadiga e dores no corpo. Podem ocorrer ainda o aparecimento de nódulos.

O que são doenças endócrinas?

Os distúrbios endócrino-metabólicos são alterações dos hormônios do organismo que acarretam modificações importantes nas taxas de glicemia, colesterol e triglicerídeos.