O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.

O que Freud designou como transferência?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

Quais os tipos de transferência psicanálise?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a)predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade(necessidade libidinal sublimada)etc.

O que é a transferência para a psicanálise?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.

O que é a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 30

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud(1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

Como manejar a transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

O que é transferência dinheiro?

Fazer uma transferência nada mais é do que mandar dinheiro de uma conta para outra, sem que você precise realizar saques, depósitos ou pagar um boleto, por exemplo. O dinheiro sai automaticamente da conta A e cai na conta B em um prazo que depende do tipo de operação.

O que significa contratransferência na psicologia?

Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.

Qual é a relação entre transferência e resistência?

Freud vê que a transferência, que aparece na relação entre o analista e o paciente, é também uma resistência. Ele descobre, então, a transferência, inicialmente, como uma resistência que aparece rechaçando da consciência as lembranças aflitivas.

O que é resistência para Freud?

O conceito de resistência é usado por Freud para se referir aos obstáculos que se impuseram ao tratamento psicanalítico. Tais obstáculos eram apresentados, principalmente, por seus pacientes no decorrer do tratamento e impediam que o processo de análise tivesse prosseguimento.

Como funcionam as transferências bancárias?

Uma transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro diretamente de uma conta para outra. Uma transferência bancária ocorre quando uma pessoa instrui o seu banco a enviar dinheiro diretamente para outra conta. Geralmente ela é feita nos caixas eletrônicos ou via internet.

O que é transferência e contratransferência na psicanálise?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

O que é o amor de transferência?

O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. Em primeiro lugar, é provocado pela situação analítica, em segundo lugar, é significativamente intensificado pela resistência e, em terceiro lugar, é um amor neurótico, porque é, por definição, impossível.

O que se entende por psicanálise?

A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.

O que colocar na finalidade da transferência?

Escolha sempre a finalidade "Crédito em Conta Corrente". A escolha de outras finalidades vai atrasar a compensação do recurso ou até mesmo causar a sua devolução.

O que é uma transferência Interbancaria?

As transferências bancárias podem ser de dois tipos: intrabancárias – quando as transferências se processam entre contas abertas na mesma instituição; interbancárias – quando as transferências se efetuam entre contas abertas em diferentes instituições.

Qual é a diferença entre DOC e TED?

Como vimos anteriormente, uma das diferenças entre TED e DOC é o prazo para o valor ficar disponível na conta de destino. ... Uma transferência TED realizada em uma segunda-feira, após às 17h, cai na terça-feira. Um DOC realizado na segunda-feira até às 21h59 cairá na terça-feira(próximo dia útil).

Qual a importância da transferência?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos(causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

O que é transferência na educação?

Transferir é "atribuir um sentido especial àquela figura determinada pelo desejo"(Kupfer, 2005, p. 92). O professor, na transferência, carrega algo que é do aluno e é por este revestido de uma importância especial, a qual lhe garantirá poder e autoridade em sala de aula.

O que é o manejo na psicanálise?

Aqui entra o conceito de manejo para Winnicott. Enfatiza que a necessidade de manejo por parte do terapeuta ocorre principalmente naqueles casos de graves falhas ambientais antes de um estabelecimento consistente do ego. Nestes casos o comportamento do analista é mais importante do que as interpretações.

O que é a transferência para Lacan?

Para Lacan, “a transferência é um fenômeno em que estão incluídos, juntos, o sujeito e o psicanalista”. Por consequência, não faria sentido distinguir a transferência, atribuída ao analisante, e a contratransferência, atribuída ao analista. Nesse sentido, “aquilo que se nos apresenta […]

O que é a neurose de transferência?

Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. É uma reedição da sua neurose clínica. A sua elucidação leva à descoberta dos mecanismos em ação da neurose infantil.

Qual é a diferença entre projeção e transferência?

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.