As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.

O que é conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas são responsáveis por unir dois ou mais termos que exerçam a mesma função sintática e morfológica, por exemplo, substantivos que sejam sujeitos. Além disso, elas têm a função de conectar duas orações independentes, isto é, cuja compreensão do sentido de uma dispensa a observação da outra.

Quais são as conjunções?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.(ligação entre orações)

Que conjunção coordenativa explicativa?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. ...

O que são Conjunções Coordenativas?(Aprenda Agora Mesmo e Arrase na Prova!)

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra(daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

O que são Conjunções Coordenativas?(Aprenda Agora Mesmo e Arrase na Prova!)

Quais são as principais conjunções explicativas?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.

Para quê explicativo?

Significado de Explicativo adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação.

Que que é uma conjunção adversativa?

As conjunções adversativas são representadas por palavras que dão a ideia de oposição e contraste. ... Neste artigo vamos nos ater somente às conjunções coordenadas adversativas, que são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto e não obstante.

Qual a classificação da conjunção quando?

g)Temporais(exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h)Finais(exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i)Proporcionais(exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j)Integrantes: que, se(quando iniciam oração subordinada substantiva).

O que uma conjunção?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe:(i)Ele iria à praia.

Quais são as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem(e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto(depois de tanto), além de(disso, disto, aquilo), etc.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo?

Conjunções Adversativas Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é ou mais?

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

O que é uma frase aditiva?

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

O que é Conjuncao Adsertativa?

As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração. A classificação das conjunções ocorre com base no seu emprego nas frases porque elas não desempenham função sintática na oração.

O que é uma adversativa?

Significado de Adversativa substantivo feminino [Gramática] Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações, estabelecendo, entre elas, ideia de oposição, contraste, compensação; conjunção adversativa: a festa acabou, mas o barulho continuou.

Que com função explicativa?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. ... a)Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa.

O que é oposto explicativo?

Aposto Explicativo Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

Que valor explicativo?

A conjunção subordinativa porque é que pode ter um valor explicativo ou um valor causal. ... As orações causais explicativas, por sua vez, apresentam um facto B que, no juízo do locutor, pode ser uma explicação razoável ou apropriada do facto A, com base num raciocínio prévio.

O que é uma conjunção explicativas?

Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.