Indica uma recomendação ou obrigatoriedade: 1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório. Exemplo: Deve-se tomar banho todos os dias para se ter uma boa higiene.

O que é o correto Não se deve ou não deve-se?

Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito(critério lógico).

Deve-se ou se deve?

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal(acompanhados do pronome oblíquo “se”)do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.

Pode-se afirmar ou Pode-se afirmar?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Deve se ou não Puxar a Pele da Pilinha? | Pediatra Online | Universo do Bebé

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Deve se ou não Puxar a Pele da Pilinha? | Pediatra Online | Universo do Bebé

Pode-se ou Pode-se?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pode-se Ou pode?

Em português, temos a opção de colocarmos os pronomes antes, no meio ou após o verbo. ... Contudo, no caso de se pode, temos mais uma regra: não é aceitável abrir oração com pronome oblíquo. Sendo assim, estão incorretas as versões abaixo: Se pode comer muito bem neste restaurante(forma incorreta).

Qual é o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Foram-se ou Foram-se?

A dúvida é se devemos ou não usar o hífen. Com hífen(=vai-se recuperar), temos a ênclise do verbo auxiliar; sem hifen(=vai se recuperar), temos uma próclise do verbo principal. verbo(=vai-se), como se fosse uma única palavra. É uma pronúncia tipicamente lusitana.

Como se escreve manter?

Derivado do verbo ter, o verbo manter deverá ser conjugado como este: eu tenho, eu mantenho; que ele tenha, que ele mantenha; se você tiver, se você mantiver;… Há apenas uma exceção: a acentuação da 2. ª e da 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo: tu tens, tu manténs; ele tem, ele mantém.

O que significa a palavra deverá?

Do futuro do presente do verbo dever. Aquele que tem uma obrigação de fazer algo.

Foi-se é um verbo?

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Tem-se ou Tem-se hífen?

– Eles se têm esforçado. Se o verbo principal – o último da locução – estiver no infinitivo(terminado em –ar, -er ou -ir)ou no gerúndio(terminado em –ndo), o pronome átono também poderá ser colocado depois dele. Se estiver no particípio(terminado em –ado ou –ido), não se coloca o pronome.

Vai se tornando ou vai Tornando-se?

As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar. São pronunciadas de forma diferente e devem ser usadas em situações diferentes. Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é o correto dizer ou disser?

Se eu DIZER ou Se eu DISSER? O certo é "se eu DISSER".

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Pode-se citar ou podem se?

Podem-se citar exemplos.(Exemplos podem ser citados.)Pode-se citar um caso.(Um caso pode ser citado.)

Pode ser Tá certo?

Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.

Pode-se dizer sinônimo?

pode-se afirmar é possível dizer verifica-se que mais...

Pode com acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.