A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas...

O que é LAD na cabeça?

A lesão axonal difusa(LAD)é uma das principais formas de lesão traumática encefálica, caracterizada pelo envolvimento das fibras axonais das fibras brancas cerebrais.

Quais as sequelas da lesão axonal difusa?

Lesão axonal difusa(DAI sigla em inglês Diffuse Axonal Injury), é uma lesão devastadora do cérebro que ocorre em cerca de 50% das pessoas com traumas graves na cabeça e leva como causa de morte para pessoas com lesões cerebrais traumáticas. DAI também pode afetar pessoas com lesão cerebral leve ou moderada.

O que o médico Neurologista trata? Entenda com Dr Saulo Nardy

A conseqüência da lesão axonal difusa é o estado de coma, que pode ser definitivo, constituindo o estado vegetativo(também chamado de coma vigil, síndrome apálico ou mutismo acinético). Nos pacientes que se recuperam do coma podem restar seqüelas, como demência, espasticidade e ataxia.

O que o médico Neurologista trata? Entenda com Dr Saulo Nardy

Quanto tempo cura contusão?

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.

O que significa Cid t-90?

CID10 - T90 - Seqüelas de Traumatismo da Cabeça.

Como acontece a desaceleração?

Ela acontece quando há uma interrupção súbita de um movimento. O corpo da pessoa fica parado(pelo uso do cinto)mas os órgãos internos mantém a velocidade. Como esses órgãos não estão totalmente presos, eles acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele.

Como identificar um TCE?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico(TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada(TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

O que é lesão axonal difusa grau 3?

Aparece na TC como pequenos focos de hemorragia, quando as forças de cizalhamento que provocaram lesão axonal também causam ruptura de pequenos vasos, originando hemorragias geralmente petequiais. São classificadas como lesões de graus 1, 2, e 3, que são de gravidade progressiva.

Qual a diferença de contusão e concussão?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

O que é a desmielinização?

Muitos nervos são revestidos de mielina, que é um material isolante. Quando está desgastada ou danificada, os nervos podem se deteriorar, causando problemas no cérebro e em todo o corpo. Danos à mielina ao redor dos nervos são chamados de desmielinização.

O que é um hematoma Extradural?

Hematoma extradural ou epidural(HED)é definido como uma coleção sanguínea entre a dura-máter e a tábua óssea interna e é considerado uma emergência neurocirúrgica1-3. Corresponde a cerca de 1% das admissões por traumatismo craniano(TCE)sendo mais comum em homens do que em mulheres(4:1)3-5.

Como determinar desaceleração?

Calcule, como um exemplo, a desaceleração necessária para diminuir a velocidade de um avião em aterrissagem de 300 mph para 60 mph em 30 segundos. As velocidade são 300 x 1,47=440 pés por segundo, e 60 x 1,47=88 pés por segundo. A redução de velocidade é 300 – 88=212 pés por segundo.

Como é a morte por desaceleração?

De acordo com Marcus Nascif, a desaceleração é uma das principais responsáveis pelas mortes em um caso de uma diminuição brusca da velocidade de um corpo em movimento. O corpo da pessoa fica parado, fixo no objeto em movimento(nesse caso, o avião), mas os órgãos internos mantêm a velocidade.

O que é a desaceleração?

Significado de Desaceleração substantivo feminino Diminuição da velocidade de um corpo em movimento.

O que é traumatismo cranioencefálico grave?

O trauma cranioencefálico consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspeitado clinicamente e confirmado por imagens(primariamente TC).

Quais são as sequelas de um traumatismo craniano?

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Quanto tempo dói uma pancada?

Depende da gravidade dos ferimentos. A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso.

Qual a diferença de contusão e luxação?

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.

O que pode causar a desmielinização?

Em relação às possíveis causas, as doenças desmielinizantes podem ocorer em doenças genéticas, por reações após uso de vacinas, por agentes infecciosos, por reações autoimunes próprias do indivíduo, e outras por fatores desconhecidos.

O que causa uma doença desmielinizante?

Algumas vezes, as doenças desmielinizantes primárias se desenvolvem após uma infecção viral ou vacinação contra uma infecção viral. Uma provável explicação é que o vírus ou outra substância de alguma forma aciona o sistema imunológico para atacar os próprios tecidos do corpo(reação autoimune.