A infecção exógena é aquela que causada por micróbios de uma fonte externa e infecção endógena é aquela causada por micróbios que fazem parte da flora normal do próprio individuo. Embora algumas infecções hospitalares sejam exógenas, a grande maioria é endógena.

O que é infecção endógena e exógena?

Infecção endógena – infecção devido a um micro-organismo já existente no organismo, e que, por qualquer razão, se torna patogénico. Infecção exógena – infecção provocada por micro-organismos provenientes do exterior.

O que é uma fonte endógena?

As infecções endógenas são causadas por fatores internos ao organismo, ou seja, é causada por organismos que vivem no corpo da pessoa. O corpo humano é naturalmente colonizado por vários microrganismos e esse processo é essencial para o bom funcionamento do corpo, a chamada flora microbiana humana.

Como ocorre a infecção endógena?

Significado de Endógeno Que se origina no interior de um organismo, de um sistema ou se desenvolve pela influência de fatores externos. [Biologia] Que tem sua origem, desenvolvimento ou reprodução no interior do tecido de um órgão ou de um organismo: órgão endógeno; esporo endógeno; estrutura endógena.

Aprenda Plugado - BACTERIOLOGIA - Aula 16, Slide 7 - Infecções endógenas versus infecções exógenas

Pode ocorrer infecções endógenas quando bactérias que colonizam uma região do corpo migram para outra ou ainda quando alguma bactéria presente na flora se multiplica mais do que deveria.

Aprenda Plugado - BACTERIOLOGIA - Aula 16, Slide 7 - Infecções endógenas versus infecções exógenas

O que é a infestação?

Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.

O que é endógenas e exógenas?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

O que é flora endógena?

FLORA ENDOGENA/COMENSAL - Nossa flora possui vírus, fungos e protozoários. São 100 trilhões de organismos(90% microrganismo, 10% células humanas). ... Nesse local há formação de colônias, pois é o local ideal de sobrevivência daqueles tipos de microrganismos.

Qual a diferença entre intoxicação endógena e exógena?

Resultados: A intoxicação pode ser endógena, ou seja, aquelas que ocorrem devido a presença de níveis anormais de substâncias tóxicas no corpo naturalmente e necessárias ao desenvolvimento adequado dos sistemas, ou pode ser exógena, uma classificação da intoxicação que ocorre quando o organismo entra em contato com ...

Quais são os fatores endógenos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.

São exemplos de infecções comunitárias?

infecções urinárias, abdominais, pulmonares e cutâneas são as mais comuns com origem na comunidade; pneumonia, infecção da corrente sangüínea e infecção operatória são as mais comuns, quando a origem pode ser relacionada aos procedimentos hospitalares.

O quê infecção no ouvido pode causar?

A inflamação no ouvido quando identificada e tratada corretamente não representa risco algum, sendo somente desconfortável, já que causa dor, coceira no ouvido, diminuição da audição e, em alguns casos, liberação de uma secreção fétida pelo ouvido.

O que é uma infecção intermediária?

Intermediária - A categoria intermediária inclui isolados cujas CIMs são próximas à concentração sérica máxima obtida por aquele antimicrobiano. Isto permite a utilização do antimicrobiano para o tratamento de infecções em sítios onde o antimicrobiano atinge concentrações adequadas.

Como são classificadas as infecções?

Infecção direta – infecção adquirida por contacto com um indivíduo doente. Infecção endógena – infecção devido a um micro-organismo já existente no organismo, e que, por qualquer razão, se torna patogénico. Infecção exógena – infecção provocada por micro-organismos provenientes do exterior.

O que é flora normal e ambiente estéril?

MICROBIOTA NORMAL Sítio Anatômico: Local em que pode(não estéril)ou não(estéril)serem encontrados microorganismos: - Sítio Anatômico estéril: sangue, cérebro, coração, rins, ureteres, etc. - Sítio Anatômico não estéril: pele, trato gastrointestinal, vagina, etc.

O que é a flora normal do corpo humano?

O nosso corpo é habitado por milhões de diferentes bactérias, espalhadas por quase todas as regiões do corpo. Entre as regiões em que possuímos uma flora normal ativa estão a pele, o nariz, a boca, o cólon, o aparelho digestivo e muitos outros locais.

O que é microbiota residente?

A microbiota residente consiste em tipos relativamente fixos de microrganismos, encontrados com regularidade em determinada área, podendo sofrer alterações relacionadas com a idade, em algumas regiões do organismo. Se for perturbada, pode recompor-se prontamente.

O que são os fatores exógenos?

Um fator exógeno é qualquer material presente e ativo em um organismo individual ou célula viva, mas que se originou fora desse organismo, em oposição a um fator endógeno. Fatores exógenos na medicina incluem tanto patógenos quanto terapêuticos.

O que são os agentes exógenos?

Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão.

São exemplos de agentes exógenos?

Agentes Externos: chamados de agentes exógenos, eles modelam as formas de relevo atuando na parte superficial da Terra, por exemplo, a ação dos seres humanos e dos ventos, das chuvas, das águas(rios, mares, oceanos), da neve, das geleiras, da temperatura, dentre outros.

O que é endógena do serviço social?

Significa que é uma visão interiorizada da profissão, ou seja, olhar o Serviço sem considerá-lo no interior das relações sociais e como produto delas. Não podemos ver a profissão como algo que se faz por si mesmo, mas olhá-la de maneira dialética com a totalidade social.

O que se entende por desenvolvimento endógeno?

O desenvolvimento endógeno é uma forma específica de desenvolvimento económico, que depende principalmente da mobilização dos recursos internos de cada território. ... 'O desenvolvimento endógeno opõe-se ao desenvolvimento exógeno(ou complementa-o).

O que significa a palavra sísmicos?

Significado de Sísmico adjetivo Relativo aos tremores ou abalos de terra: fenômenos sísmicos.