O vinho nada mais é que suco de uva fermentado, ou seja, que sofreu ataque de microorganismos(as leveduras)e com isso transformou parte do seu açúcar em álcool. Mas o suco resultante ainda possui água, ácidos e outros componentes, entre os quais se destacam os taninos.

O que é importante saber sobre vinhos?

Vinho é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, ou de mostos.

AS 7 DICAS BÁSICAS PRA TOMAR VINHO

Se um vinho for de boa qualidade, ele deve ter um gosto bom. Os vinhos de qualidade têm muito sabor e aromas e devem ser equilibrados. O vinho equilibrado não é muito ácido, nem muito doce, nem muito forte. Você também deve ser capaz de saborear um bom vinho por muito tempo na boca depois de bebê-lo.

AS 7 DICAS BÁSICAS PRA TOMAR VINHO

Qual a maneira correta de se tomar vinho?

O recomendado é segurar a taça pela haste ou pela base. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Se você segurá-la pelo bojo, poderá elevar a temperatura do vinho mais rapidamente.

Qual vinho é mais suave?

Vinhos feitos com 100% Merlot apresentam notas de frutas negras como ameixas e amoras(sim, é possível senti-las), além de taninos baixos ou médios. Assim, é um vinho mais suave que a Cabernet, ideal para quem precisa de um vinho frutado e menos agressivo na boca.

O que é um vinho macio?

Macio - um vinho delicado, com taninos suaves. ... Pesado - vinhos muito estruturados, com muitos taninos, embora sem a delicadeza que os duros podem adquirir. Potente - vinho intenso, com altos níveis de taninos, acidez, corpo e fruta. Mas, mesmo assim, é equilibrado.

Faz mal beber vinho oxidado?

Primeiro acho interessante entendermos porque um vinho pode estragar. O vinho é uma bebida viva, em constante evolução, que nasce, amadurece e morre. Quando engarrafado é ainda um bebida jovem e, alguns podem e devem ser bebidos rapidamente e outros precisam ainda amadurecer e evoluir dentro da garrafa.

Qual é o vinho melhor?

Vinho Tinto Santa Carolina Reservado - Cabernet Sauvignon O Vinho Tinto Santa Clara, também produzido no Chile, é do tipo meio seco e produzido com uvas Cabernet Sauvignon. Esse tipo de uva é, provavelmente, a mais conhecida e mais usada na fabricação de vinhos em todo o mundo.

Como puxar assunto com vinho?

Comece impressionando com atitude! Nesse caso, com a atitude de segurar a taça pela haste, não pelo bojo. Assim, não se esquenta o vinho com o calor das mãos. Quando o vinho for servido, gire a taça(segurando pela haste, claro).

Quem toma vinho?

O sommelier, o enólogo e enófilo são algumas das pessoas importantes do universo dos vinhos.

O que quer dizer taninos macios?

Nas uvas, os taninos estão principalmente nas cascas e sementes. Para perder a agressividade, os vinhos passam por um amadurecimento, tornando os taninos macios e sedosos. ... Isso acontece pois os tintos passam por períodos maiores em contato com as cascas, momento em que extraem a cor, os taninos e outros elementos.

Como descrever taninos?

Os taninos causam aquela sensação de secura na boca. Eles deixam os dentes, a língua e a gengiva ásperos. Tente descrever a presença de taninos como leve, médio e alto. Lembre-se que algumas uvas são mais tânicas que outras, como a Cabernet Sauvignon, Tannat, Syrah, entre outras.

O que é um vinho ligeiro?

O vinho de corpo leve ou ligeiro tem intensos aromas de frutas vermelhas, pouco tanino, pouca acidez, baixo teor alcoólico e quase nenhuma persistência final na boca. Costuma ser um vinho jovem e fresco.

Qual vinho é mais suave Merlot ou Carmenere?

Embora os taninos sejam considerados mais suaves(se comparados ao Cabernet Sauvignon), esta uva não apresenta a mesma delicadeza que a Merlot. A Merlot traz uma textura mais encorpada, rugosa. Enquanto a Carménère não tem esse poder de dar uma textura “aveludada” ao vinho.

Qual o tipo de vinho tinto mais suave?

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Qual tipo de vinho seco é mais suave?

Merlot. A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

Como se deve tomar vinho gelado ou natural?

O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.

É correto tomar vinho gelado?

Gelado demais não é legal porque os aromas e sabores ficam escondidos. Não conseguimos sentir nada e isso descaracteriza o vinho. Lembrando que para brancos, espumantes e até rosés a temperatura é mais baixa, até para mostrar melhor a acidez. Só que, quanto mais gelado, mais os aromas e sabores ficam escondidos.