As principais placas tectônicas são: Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa de Nazca, Placa do Caribe, Placa dos Cocos, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártida, Placa Euro-asiática, Placa da Arábia, Placa do Irã, Placa das Filipinas e Placa Indo-australiana.

Quais são as placas tectônicas?

As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. ... Isso porque elas atingem toda a camada exterior da Terra, conhecida como litosfera. Essa, por sua vez,é formada pela crosta terrestre, pela área oceânica e pela parte externa do manto superior.

Placas tectônicas: o que são e como se movem? | Minuto da Terra

Placas tectônicas são gigantescos blocos que compõe a camada sólida externa do planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Confira aqui as principais placas tectônicas e os movimentos que elas fazem. São as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra.

O que são as placas tectônicas?

Placa tectônica ou tectónica é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção.

Placas tectônicas: o que são e como se movem? | Minuto da Terra

O que faz com que os continentes se movimentam?

Os continentes se movimentam porque eles estão em cima de uma camada chamada litosfera, que flutua livremente sobre uma camada quase líquida chamada de manto.

Como ocorre o deslize das placas tectônicas?

O movimento das placas tectônicas pode ocorrer de três maneiras: convergente(choques das placas), divergente(afastamento das placas)e transformante(deslizamento das placas sobre outras).

Quais são as placas tectônicas divergentes?

Um limite divergente ocorre com o afastamento de placas tectônicas que se movem em sentidos opostos, sendo assim, há adição de material magmático à crosta terrestre neste ponto. ... Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.

O que é movimento de placa conservativo?

O movimento conservativo ocorre em áreas de falhas, onde as placas deslizam uma em relação à outra, vertical ou horizontalmente e de forma paralela, sem divergência ou convergência. A fricção causada por esses limites gera a chamada zona de terremotos.

Quais são os 3 principais movimentos que as placas tectônicas realizam e suas consequências?

O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.

Onde estão localizadas as placas Tectonicas no Brasil?

Os tremores também ocorrem, entretanto, no interior das placas, só que com menos freqüência e menor intensidade. É o que acontece no Brasil. O País está assentado na parte continental da placa sul-americana, que sustenta toda a América do Sul e parte do Oceano Atlântico.

Quais são as placas que formam a litosfera?

A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas(africana, americana, eurasiana, pacifica, indo-australiana, antártica e nazca)e outras menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenofera.

Qual o tamanho de uma placa Tectonica?

A litosfera possui cerca de 150 quilômetros de espessura, uma ninharia perto dos 6 371 quilômetros necessários para se chegar até o centro do planeta. Cada vez que as enormes placas se encontram, uma grande quantidade de energia, equivalente a milhares de bombas atômicas, fica acumulada em suas rochas.

O que significa a palavra tectônicas?

Significado de Tectônica substantivo feminino Geologia Parte da geologia que estuda a estrutura da crosta terrestre e suas formas de estratificação.

O que é um limite conservativo?

Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O movimento relativo das duas placas litosféricas faz com que estas deslizem uma em relação à outra.

Onde as placas colidem frontalmente elas são os limites?

Limites Convergentes: esse tipo de limite é definido pelo movimento das placas em sentido de aproximação, ou seja, quando duas Placas Tectônicas se movimentam em sentido convergente, colidindo entre elas frontalmente.

O que é movimento deslizante?

Movimento deslizante – é o tipo mais simples. Uma superfície articular desliza sobre a outra sem nenhuma outra angulação ou rotação. ... Esse grande grupo de movimento abrange a extensão, a flexão, a abdução e a adução. Como exemplo de articulações que fazem esses movimentos temos o joelho e o ombro.

Qual o conceito de limite divergente?

Zona de afastamento das placas tectónicas. Os limites divergentes situam-se em zonas de rifte das dorsais oceânicas, onde o magma ascende à superfície através de erupções efusivas e mistas, formando nova litosfera.

Quais as consequências dos limites divergentes?

Já quando ocorre nos continentes, os limites divergentes provocam a criação de vales, chamados especificamente nestes casos de vales em riftes. Em estágios mais avançados, estes vales são cobertos pelo mar, formando mares fechados e/ou interiores, como é o caso do Mar Vermelho e do Golfo da Califórnia.

O que acontece quando as placas se chocam umas com as outras?

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. ... Os movimentos convergente e divergente das placas provocam alterações no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade(mais aquecida)afunda sob a mais viscosa(menos aquecida).

Como se formam as placas tectônicas?

Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas.

Como ocorre o processo de subducção?

Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. ... A subducção ocorre também quando há colisão entre duas placas oceânicas.

Qual movimento das placas tectônicas é responsável pela formação das grandes cordilheiras como ele ocorre?

Convergente: Quando ocorre a colisão entre as placas. Movimento responsável pela formação das cadeias de montanhas.

Porque os continentes se movimentam ao longo do tempo?

As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este, por possuir consistência fluida, possibilita o deslizamento dos continentes, que continuam se movendo até hoje.