A Arte tem por objetivo promover uma educação humanizadora e transformadora, construindo formadores de opinião, se trabalhada e atribuída corretamente a cada faixa etária com atividades e exercícios expressivos e estimulantes.

Qual é o objetivo da arte?

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.

Quais são os 4 pilares da arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Quais são os 4 eixos?

Ao apresentar variadas possibilidades de comunicação e interpretação, a obra de arte, atualmente, é compreendida como texto: visual, teatral, sonoro, gestual e, nesse sentido, a nova LDBEN nº 9.394/96 estabelece quatro linguagens que devem ser acessíveis na educação escolar: artes visuais, teatro, dança e música.

COMO A ARTE PODE MELHORAR SUA VIDA

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

COMO A ARTE PODE MELHORAR SUA VIDA

Como a arte está presente no nosso dia a dia?

Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.

O que a arte pode nos proporcionar?

Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.

O que a arte pode fazer por você?

Para adultos e crianças, fazer arte traz incontáveis benefícios. Além de contribuir para o bem-estar, as expressões artísticas impactam de maneira positiva vários campos da nossa vida, como o trabalho, os estudos, as relações interpessoais.

Qual é o principal objetivo da arte e o público?

Diversos artistas sublinham o caráter engajado da arte pública, que visaria alterar a paisagem ordinária e, no caso das cidades, interferir na fisionomia urbana, recuperando espaços degradados e promovendo o debate cívico.

Como a arte pode transformar a vida de uma pessoa?

O artista a traduz em uma linguagem que transcende explicações e verbalizações. Problemas, tristezas e dificuldades humanas podem ser minimizados pela arte. Cores, movimentos, sons, palavras, luzes, construções, traços e vibrações, representam imagens, sentimentos, descobertas de cada momento de nossa vida.

Qual é o papel da arte na vida das pessoas?

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

O que a arte transforma?

A arte, em todas as suas formas de expressão, nos ajuda a elaborar o pensamento, a construir e atualizar os significados dos objetos e dos sentimentos, exercita a nossa imaginação e nos coloca continuamente a importância da nossa história e memória para viver em sociedade.

Quais são as linguagens da arte?

As linguagens artísticas são as maneiras de expressão utilizando as artes, como, por exemplo, a música, a poesia, a dança, o teatro, o cinema, a pintura, o desenho, a história em quadrinho, o grafite, a fotografia, etc.

Quais são as 7 formas de arte?

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Qual é a sexta arte?

Mais do que diversão: Dança é a arte número 6.

Como a arte muda o ambiente?

As cores, os gestos e o pulsar que as obras de artes transmitem auxiliando no prazer de se viver. Além, de mudar radicalmente um ambiente. ... A arte transmite uma gama enorme de sensações e sentimentos para quem a observa ou a consome. A moldura no caso, de quadros, são muitos importantes também para um ambiente.

Qual é a influência da arte na sociedade?

A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.

Como a arte pode transformar é humanizar o ser humano?

A arte pode humanizar no sentido em que também gera renda ao individuo, tirando-o da marginalidade; inserindo-o ao contexto econômico e social. O homem produz arte e pode utilizar-se dos lucros que ela gera, com a comercialização, através de feiras e exposições.

O que a arte pode provocar de transformação nos indivíduos?

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

Como a arte pode transformar a realidade de exemplos?

Para o indivíduo, os benefícios de intervenções artísticas públicas em determinada área podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo e psicológico e nos laços interpessoais. Já para a comunidade, a arte pública promove o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Quais os conceitos entre a arte e o público?

O encontro entre Arte e Público é uma das características principais da arte contemporânea. Seja em qualquer linguagem, seu propósito é promover uma aproximação que produza significados para o público, que agora interage, participa da proposta do artista.

Qual é a função da arte no espaço público?

A arte no espaço público tem como propósito a recuperação do valor do espaço, a intro- dução de uma componente artística no quotidiano dos habitantes da cidade, a vontade de dotar cada espaço/bairro/distrito de identidade, salientando-se no panorama urba no.

Qual é a importância da arte pública?

A Arte Pública valoriza a cidade, contribuindo para a coesão entre os seus habitantes e dá cor, identidade e carácter aos seus espaços públicos.

O que é arte pública Cite exemplos?

Neste contexto, fazem parte peças de museus, monumentos de praças e também obras presentes em badaladas galerias. Nesse sentido, esculturas famosas como “O Pensador”, de Auguste Rodin, uma peça emblemática da história da arte, é considerada como “public art”.