O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas(que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixará de existir nos seguintes casos: pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s)e pêra/pera. Observe os exemplos: Ela não pára de dançar.

Quais são os acentos diferenciais?

Como o próprio nome já diz, o acento diferencial faz a distinção entre palavras que têm a mesma grafia. Com a reforma ortográfica, este acento caiu em alguns pares, como: para(á)(do verbo parar)e para(preposição); pela(é)(do verbo pelar)e pela(proposição); pelo(ê)(substantivo)e pelo(preposição), etc.

Quais são as palavras que não são mais acentuadas?

Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Pode e pode Como usar?

Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair. Poder significa ter capacidade, direito, autoridade, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar e tolerar, entre outros.

Pode e deve diferença?

De acordo com a ISO 22000:2018, essas expressões significam: Deve – indica um requisito; Convém – indica uma recomendação; Pode – indica uma permissão/possibilidade ou capacidade.

Pode crer ou pode crer?

1. Pode crer. Por vezes substituída por 'podes crer', 'pódi crê' ou mesmo por 'dicrê', essa rotineira expressão idiomática(junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo)encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que 'acredite, confie em mim!'.

Pode é verbo?

A palavra pode é flexão verbal dos verbos: PODER, PODAR.

Quando o acento diferencial é facultativo?

Acento diferencial facultativo A utilização do acento na diferenciação entre a 1. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo passou a ser facultativa. Em fôrma e forma a utilização do acento diferencial também é facultativa.

Em qual dessas palavras o acento diferencial é facultativo podemos colocar ou não para diferenciar as palavras)?

→ As palavras para(verbo), pelo(substantivo)e polo(substantivo)tinham acento diferencial antes da Reforma Ortográfica(pára, pêlo e pólo). Esses acentos foram extintos. → O acento diferencial em fôrma(fechado)para diferenciar de forma(aberto)é facultativo.

Quantos acentos diferenciais existem?

Atualmente, usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - em vocábulos como pára(forma verbal), a fim de não confundir com para(a preposição), entre vários outros exemplos.