Um polígono é dito equilátero quando possui lados congruentes, ou seja, todos lados iguais; e será dito equiângulo quando possuir ângulos congruentes, isto é, todos ângulos iguais. Caso um polígono seja equilátero e equiângulo, então ele será um polígono regular.

O que são figuras geométricas regulares?

Polígonos regulares são polígonos convexos que possuem todos os lados congruentes e todos os ângulos internos também congruentes.

Qual o polígono é sempre regular?

O que são os polígonos: Um polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada por segmentos de retas, chamados de lados. De acordo com a quantidade de lados que as formam estas figuras possuem nomes e formatos diferentes.

Figuras geométricas e sólidos geométricos/O que é vértice e face? Geometria/Ensino fundamental I

Um polígono é irregular quando seus lados não são todos iguais e seus ângulos internos não tem a mesma medida.

Figuras geométricas e sólidos geométricos/O que é vértice e face? Geometria/Ensino fundamental I

O que são polígonos regulares e não regulares?

Polígonos regulares são polígonos convexos que possuem todos os lados congruentes e todos os ângulos internos também congruentes. ... Por outro lado, o polígono T não é regular. Apesar de a figura parecer um polígono regular, um dos lados desse polígono possui medida diferente da medida dos demais.

O que é polígono não regular?

Polígono regular e irregular Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.

Por que o quadrado é um polígono regular?

Polígonos regulares Quando todos os ângulos têm mesma medida, ele é chamado de equiângulo. Os polígonos convexos são regulares quando apresentam os lados e os ângulos congruentes, ou seja, são ao mesmo tempo equiláteros e equiângulos. Por exemplo, o quadrado é um polígono regular.

Como saber quantos lados tem um polígono regular?

Divida 360 pelo valor do ângulo externo para também encontrar o número de lados do polígono. Por exemplo, se a medida do ângulo externo é de 60°, dividindo-se 360 por 60 dá 6. Seis é o número de lados que o polígono tem.

Quantos lados tem um quadrilátero?

De acordo com a tabela acima um quadrilátero é um polígono que possui 4 lados. É um quadrilátero que tem dois lados paralelos. É um quadrilátero que tem dois pares de lados paralelos. É um paralelogramo que tem todos os ângulos retos(iguais a 9 0 °).

Quais são polígonos convexos?

Um polígono é convexo quando todos os pontos de um segmento de reta que possui as extremidades no interior do polígono também estão dentro dele.

Quais são os polígonos convexos?

Polígonos convexos são figuras geométricas sem reentrâncias e, por isso, não apresentam seus vértices voltados para o seu interior. Um polígono é considerado convexo quando não possui reentrâncias, ou seja, quando nenhum de seus vértices aponta para o interior dessa figura.

Quais são os pentágonos?

O que é um pentágono: Nos estudos da geometria, os pentágonos(polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares. No caso de um pentágono regular, todos os lados e ângulos são de igual tamanho, sendo cada ângulo interno com a medida de 180º.

O que é ângulo do quadrado?

Qualquer ângulo de um quadrado mede 90°. Como a soma de ângulos adjacentes sempre é 180° no quadrado, então, independentemente dos ângulos adjacentes, eles serão suplementares. As diagonais de um paralelogramo encontram-se em seus pontos médios.

Qual é a soma dos ângulos de um quadrado?

A soma dos ângulos internos de um quadrado é 360°; A soma dos ângulos externos de qualquer polígono(portanto, também dos quadrados)é 360°.

Como saber se o polígono é regular?

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida.

Quais as principais características do retângulo?

Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados formados por segmentos de reta e quatro ângulos retos. Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos. ... Além disso, o retângulo é uma figura geométrica plana, ou seja, sempre existe um plano que contém todos os pontos de um retângulo.

Quais são os triângulos regulares?

Equilátero: são os triângulos que possuem as três medidas iguais; Isósceles: São os polígonos que possuem duas medidas iguais e apenas uma diferente; Escaleno: são as figuras geométricas de três lados com as três medidas diferentes; os seus ângulos internos também não são congruentes.

Porque o losango não é um polígono regular?

Um losango atende a um dos requisitos: é equilateral. Mas todos os ângulos de um losango não são os mesmos. Não é equiangular, portanto não é um polígono regular. ... Tem dois conjuntos de ângulos iguais, mas todos os seus ângulos são não igual.

O que são lados paralelos exemplos?

→ Paralelo é quando duas retas ou lados geométricas seguem a mesma direção, como dois fios de um poste, por exemplo. ... Definição de lado paralelo: O lado de um ângulo é paralelo ao lado do outro ângulo se os dois lados estão contido na mesma recta ou em rectas estritamente paralelas.