O termo habilidade metafonológica está relacionado à consciência de segmentos em nível de palavras e subpalavras como aliteração, rima, sílabas e fonemas(CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2000). Hoje falaremos sobre a consciência de rima e aliteração.

Por que trabalhar rimas?

As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.

Qual o objetivo de trabalhar com rimas?

As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais, aumentando a consciência de ortografia e de fonemas – que são essencialmente os sons que compõem as palavras.

2 BRINCADEIRAS COM RIMAS- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

2 BRINCADEIRAS COM RIMAS- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Quais são as rimas do poema?

a)Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas(AABB). b)Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares(o primeiro com o terceiro, etc.)e, de outro, os versos pares(ABAB). c)Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso(ABBA).

Como explicar para uma criança o que é rima?

A RIMA É A REPETIÇÃO DE SONS SEMELHANTES NO FINAL DAS PALAVRAS PROPORCIONANDO SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE. AS CRIANÇAS PEQUENAS GOSTAM MUITO DE BRINCADEIRAS E MÚSICAS QUE RIMAM! MUITAS VEZES, AS RIMAS SÃO ENGRAÇADAS E SE TORNAM UM CONVITE PARA A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS E CRIAÇÃO DE NOVAS COMBINAÇÕES.

Qual é a habilidade EF02LP02?

Atividades com a habilidade(EF02LP02)segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

O que diz a habilidade EF02LP07?

Habilidade: EF02LP07/ES Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Qual habilidade EF12LP05?

Habilidade: EF12LP05 - Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,(re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados(letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando ...

Qual o objetivo de trabalhar com rimas na educação infantil?

As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.

Como trabalhar com rima?

Proponha que criem novas rimas com os nomes deles. Comente sobre o cuidado no uso das palavras para que rimas com o nome dos amigos não os magoem. Organize um momento para as apresentações. Registre as descobertas dos alunos em relação às rimas.

Como trabalhar com rimas na educação infantil?

Escolha palavras da parlenda e brinque com as rimas junto às crianças, estimulando que descubram outras rimas e inventem outros versos divertidos com elas. Incentive a descoberta das crianças. Ouça-as e proponha a continuação da brincadeira, como, por exemplo, encontrar uma palavra que rime com seus nomes.

Qual é a habilidade ef02lp01?

Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

O que significa EF12LP03?

Atividades com a habilidade(EF12LP03)- Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Qual é a habilidade EF03LP05?

Classificação de palavras por número de sílabas(EF03LP05)Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Como explicar o que é rima?

Rimas são repetições de sons vocais ou consonantais(ou os dois combinados)que acontecem em intervalos regulares dentro de um texto. Trata-se de um recurso sonoro bastante usado por poetas. Ao lado da metrificação, da assonância e da aliteração, as rimas são responsáveis pela musicalidade dos textos poéticos.

Como explicar palavras que rimam?

Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.