Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

O que significa guia preta e branca na Umbanda?

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

QUEM PODE USAR GUIAS

Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho. A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas.

O que significa guia preta?

As pretas para contactar as forças inferiores negativas. Devemos lembrar que no Candomblé a cor das guias está associada aos Orixás, o que confundem algumas pessoas, pois na Umbanda seguem o cromatismo, uma vez que para os Orixás existe uma cor energética que varia de um lugar para outro.

QUEM PODE USAR GUIAS

Porque as cores de Exu e preto e vermelho?

Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

De quem é a guia vermelha?

Candomblé Na maioria dos Candomblés predominam as cores vermelho e branco tanto nos tecidos quanto nas guias ou colares.

Para que serve a guia preta na Umbanda?

As pretas para contactar as forças inferiores negativas. Devemos lembrar que no Candomblé a cor das guias está associada aos Orixás, o que confundem algumas pessoas, pois na Umbanda seguem o cromatismo, uma vez que para os Orixás existe uma cor energética que varia de um lugar para outro.

Como saber se a entidade recebeu a oferenda?

O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.

Quais são os guias da umbanda?

Os guias da Umbanda são espíritos de antepassados, invocados nos cultos coletivos, que às vezes incorporam nas pessoas involuntariamente. Não há um número definitivo de guias, mas eles obedecem à categorias que preservam certas características de personalidade.

Quais os nomes dos guias espirituais?

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

O que é cruzar a guia?

Geralmente esses colares usados no corpo de forma cruzada, possuem uma polarização energética ou forma pólos complementares, por exemplo, os guias geralmente usam colares cruzados amarelo(Mãe Iansã)de um lado e vermelho(Pai Ogum)de outro, dois campos que se complementam e trabalham em conjunto, poderia ser Marron(...

Pode beber usando guia Umbanda?

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum.

Qual é a cor de Oxum?

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Qual a cor da guia de Ogum?

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho(na umbanda), o azul, o branco e o verde(no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.

Quem é a mãe de Oxum?

Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.

Como saber seu orixá pela data de nascimento?

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.

Porque a Pomba Gira entra na pessoa?

A pomba gira é um espírito ligado à luxúria e aos prazeres desse mundo, sua função é ajudar aquele e aquelas que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a pomba gira é constituída de espíritos de mulheres que em vida foram prostitutas, ou mulheres ligadas aos prazeres carnais.

Como agradecer as entidades?

Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro. Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo.

Como se desfazer de uma guia?

As guias de umbanda são cruzadas ou imantadas pelas entidades usando as forças da natureza. Não existe nenhum problema em voce mante-las em sua casa, mas caso queira se desfazer a melhor maneira é entrega-las em uma mata ao pé de uma arvore frondosa, Fazendo uma oração de agradecimento.

Qual a cor da guia da Pomba Gira?

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas. A guia é finalizada por um tridente de Pomba Gira em metal cromado decorado com rosa.

Como saber de quem sou filho na Umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Qual é a cor de Iansã?

A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo.(No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada”(que misturam candomblé com umbanda)usam-se as cores vermelha, marron e rosa).

De quem é a guia vermelha e branca?

Guia de Ogum Vermelho Branco.