Na hora de abastecer, o preço do etanol(valor por litro)deve ser dividido pelo da gasolina. Caso o resultado seja menor ou igual a 0,70(ou seja, 70%), o etanol é mais vantajoso; se for superior, a gasolina está valendo mais a pena.

Qual o melhor combustível para o motor do carro?

Etanol. Para quem faz questão de desempenho, o etanol é o combustível para encher o tanque do carro flex. O etanol é só um hidrocarboneto e, por isso, evapora de uma vez. Sua alta octanagem permite taxas de compressão maiores, criando mais potência.

O que é melhor para o motor gasolina ou etanol?

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Quando é melhor usar etanol ou gasolina?

Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor(quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.

Qual melhor combustível Álcool ou Gasolina ? - DR Auto Mecânica N° 157

O etanol faz com que o motor tenha maior desempenho. Entretanto, o consumo é maior, ou seja, diminui a autonomia(quantos quilômetros você pode andar com o combustível no tanque). Outra vantagem do etanol é que seu percentual de carbono é cerca de 1/3 que o da gasolina.

Qual melhor combustível Álcool ou Gasolina ? - DR Auto Mecânica N° 157

Como saber se é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina?

Faça a divisão do valor do álcool pelo valor da gasolina(ex.: litro do álcool=R$ 3,44 e o da gasolina R$ 5,26, a relação, então, é de 0,65 ou 65%). A relação de preço feita acima(65%)garante uma vantagem econômica para o motorista que escolher álcool para abastecer o tanque do seu veículo.

Qual combustível dá mais potência do motor?

Sim, o álcool tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo do etanol é bem maior.

Qual melhor combustível usar?

Alexandre aponta que há diferenças no desempenho do veículo em determinadas situações. Se a intenção é usá-lo apenas para passeio, o álcool pode ser vantajoso. Se a ideia é fazer viagens de grandes distâncias, a gasolina sai na frente. "Para viajar grandes distâncias, é importante ter autonomia.

Qual é a melhor gasolina comum ou aditivada?

De acordo com a ANP, nos maiores centros, onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos, indica-se mais a gasolina com a presença de aditivos. Já no caso de deslocamento em estradas, como em viagens, recomenda-se o abastecimento com gasolina comum, afinal, nas rodovias os veículos andam em uma velocidade maior.

Pode misturar a gasolina aditivada com a comum?

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

Qual é a vantagem da gasolina aditivada?

Porque o aditivo da gasolina é que impede a formação de depósitos de sujeiras, um verdadeiro carvão, os tais depósitos carboníferos no interior do motor. Essa é a vantagem da gasolina aditivada: manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta.

Qual combustível rende mais?

Por conta desse aspecto mencionado, a gasolina assegura mais autonomia ao carro. Entretanto, o engenheiro pontua que é necessário entender a diferença entre dois conceitos: "De forma geral, a gasolina sempre vai ter um rendimento, em termos de autonomia, maior do que o etanol.

Qual é o combustível mais econômico?

O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior.

Qual combustível compensa mais para viajar?

Seguindo essa lógica, pra ser vantajoso, o álcool deve equivaler a 70% ou menos do preço da gasolina. Então, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e comparar o resultado com o valor do etanol.

Qual o combustível mais forte do mundo?

Uma descoberta feita a 3.962 metros em uma Montanha nos Andes irá mudar para sempre a indústria global de energia. Olhe para essa foto. Os locais chamam esse pó cristalino de “Ouro Branco”. Veja, Ouro Branco é 1.840 mais poderoso que a gasolina que você usa no seu carro.

É bom colocar sempre gasolina aditivada?

Se você quer economizar, também, em manutenção veicular, aposte em gasolina aditivada. O combustível que ajuda a limpar o motor aumenta a vida útil do equipamento e reduz as visitas a oficinas para revisão e manutenção — o que significa que você vai gastar menos para manter o carro em perfeito funcionamento.

Qual o melhor combustível para limpar os bicos?

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Pode misturar gasolinas?

Então, sim, misturar a gasolina comum com a aditivada não só é possível, como é recomendável.

Pode misturar gasolina de marcas diferentes?

Ou seja, posso abastecer com combustível Ipiranga e misturar com Shell ou Petrobras, seja etanol ou aditivada. Olhe, Fábio, a gasolina comum é fornecida pela Petrobras para todas as distribuidoras, por isso não deve haver diferenças nesse combustível comercializado nos postos de diferentes bandeiras.

Pode encher o tanque com gasolina aditivada?

Você pode encher o tanque com ela a cada cinco tanques de gasolina comum, por exemplo. Para veículos que são usados em condições severas, como grande intensidade de engarrafamentos, a importância dos aditivos se torna ainda maior e, por isso, o abastecimento com gasolina aditivada deve ser mais frequente.

O que acontece se misturar gasolina aditivada com álcool?

Pode. As concentrações normais de aditivos não devem ser suficiente para causar danos. Mas nunca use aditivo específico para etanol com outro combustível e vice-versa. O aditivo do etanol evita a formação de gel no tanque e não deve ser usado concomitantemente com a gasolina.

O que misturar na gasolina?

Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um. Pode ou não ser a melhor opção.