A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. A palavra péla passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.

Fikante

Por que a palavra pode é acentuada?

♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.

Qual o significado da preposição por?

Significado de Por preposição Ao longo de, sobre, através de: os pássaros entraram por esta porta. Designa a relação de lugar; ao lado de, perto de: este navio navega por entre os canais. Designa a relação de causa; por causa de: casou-se por amor.

Qual classe gramatical pertence a palavra pelo?

substantivo masculino Filamento ceratinoso que cresce em praticamente toda a superfície do corpo: mãos com pelos. [Zoologia] Conjunto desses filamentos que crescem nos animais: pelo de carneiro. [Botânica] Penugem dos frutos, folhas etc. Etimologia(origem da palavra pelo).

Quando se usa por e pelo?

Isso ocorre quando, na frase, ela é seguida dos artigos definidos o, a e seus plurais, os quais também tomam as suas formas antigas lo, la e seus plurais. Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la.

O que é felicitações de aniversário?

substantivo feminino plural Cumprimentos por uma conquista ou em comemoração de alguma coisa; parabéns: felicitações pelo seu casamento. Etimologia(origem da palavra felicitações).

Por que porque Porque é porque são os quatro tipos?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Quando se deve usar o acento circunflexo?

O acento circunflexo é representado graficamente pelo 'chapeuzinho' [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.

Pode Pode frases?

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

É correto afirmar sobre o acento nas palavras por E pode?

duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial: pôr(verbo)mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por; pôde(o verbo conjugado no passado)também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode(o mesmo verbo conjugado no presente).

Fikante