A importância do plano municipal de educação para desenvolver uma educação de qualidade. ... Avalia como as metas do Plano Municipal de Educação – PME contribuem para o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade, comparado ao Plano Nacional de Educação e a realidade Local.

Quantas metas tem o PME?

O atual PME, aprovado em 2015 e com vigor até 2025(acessar Lei 16.271/2015(Link para um novo sítio)(Link para um novo sítio)), estabelece 13 metas e 14 diretrizes que devem orientar a Prefeitura no planejamento da Educação na capital paulista.

Qual a função do PME?

As metas da gestão escolar constituem um recurso estratégico fundamental para o sucesso da instituição a longo prazo. Isso porque as metas são integrantes de objetivos maiores que ajudam a comunidade escolar a se concentrar na jornada e alocar seus recursos e tempo de forma mais eficiente.

Quais as metas do PME?

Meta 1 PME: Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na Pré-Escola para as crianças de 4(quatro)a 5(cinco)anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50%(cinquenta por cento)das crianças de até 3(três)anos até o final da vigência deste PME.

20 Metas PNE 2014 - 2024

O que é PME na Educação?

É um documento de construção coletiva onde se ouviu os anseios de alunos, profissionais da educação, pais, além da sociedade civil. ...

Qual é a importância de um plano municipal de Educação?

Estes Planos servirão de guia para que todos os municípios possam indicar metas próprias e definir as ações, as responsabilidades(do poder público e comunidade em geral)e os recursos que devem ser aplicados para que alcancem uma educação democrática, igualitária e de qualidade, assegurando assim um direito básico de ...

Quais são as metas de uma escola?

Manter o compromisso dos alunos, visando a elevação da aprovação, menor índice de evasão e aumento do índice do IDEB. Uma escola que coloque o aluno como foco, que elimine a evasão e reprovação, garantindo uma escola de qualidade no ensino aprendizagem para todos os alunos.

Quais são as metas de um professor?

Estimular o aprendizado é o maior objetivo dos professores, que sabem que seu dever é ensinar os estudantes até que eles consigam aprender por si só. Claro que essa tarefa nem sempre é fácil, mas existem algumas dicas que podem ajudar você a se tornar um professor cada vez melhor.

O que são metas em um PPP?

O projeto político-pedagógico, também chamado de PPP, é um documento que definirá diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe.

Qual a importância das 20 metas do PNE para a educação brasileira?

Trata-se de uma importante estratégia de planejamento do Governo Federal para a educação brasileira. ... Por isso, entender o que é PNE e a sua importância pode ajudar na tomada de decisões para enfrentar os desafios da gestão escolar e contribuir para que cada instituição de ensino ajude a melhorar a educação no Brasil.

Quantas metas do PNE foram cumpridas?

O país cumpriu somente uma das 20 metas previstas para serem atingidas entre 2014 e 2024. As demais estão longe de serem alcançadas ou foram cumpridas apenas parcialmente.

Qual é a meta 2 do PNE?

Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9(nove)anos para toda a população de 6(seis)a 14(quatorze)anos e garantir que pelo menos 95%(noventa e cinco por cento)dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.

Como fazer o monitoramento do PME?

A sugestão é que a equipe técnica utilize a Ficha de Monitoramento do Plano Municipal de Educação, que está organizada em três partes, cada uma correspondendo às etapas de trabalho propostas: organizar o trabalho; estudar o plano; e monitorar continuamente as metas e estratégias.

Qual a meta da gestão escolar?

O objetivo das práticas de organização escolar é de prover condições, meios e recursos necessários para o funcionamento da escola(Libâneo, 2014). As práticas organizacionais são determinantes para a eficácia e para o nível de aproveitamento escolar dos alunos.

Quais são os principais objetivos que a escola deve buscar alcançar?

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

Porque é importante a articulação entre os planos nacional Estadual e Municipal de Educação?

Trata-se, pois, do principal instrumento da política pública educacional. Sendo assim, os Planos de Educação são, também, um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas, pois orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação cidadã.

Como elaborar o Plano Municipal de Educação?

Para iniciar o trabalho, é necessário verificar se existe, no município, legislação ou norma que atribua a competência de coordenação ou elaboração do Plano Municipal de Educação a uma determinada instância além da Secretaria de Educação, como o Conselho ou Fórum Municipal de Educação.

Qual a função do plano Municipal de Turismo?

O plano municipal de turismo é, portanto, uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.

Quais metas do PNE ainda não foram cumpridas?

Entre as metas não cumpridas estão a ampliação do investimento público de 7% do Produto Interno Bruto(PIB), a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental e a universalização do ensino fundamental para toda a população de 6 a 14 anos.

Como anda o cumprimento das metas do PNE 2014-2024?

O objetivo de ter 93,5% da população de 15 anos ou mais alfabetizada até 2015 não pôde ser medido no relatório, pois o último número apresentado é de 2014, em que 91,7% da população estava contemplada. ... Para 2024, o objetivo é mais ousado: erradicar o analfabetismo e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.