A palavra nós, como você já deve saber, é um pronome pessoal reto que indica ideia de grupo. A palavra gente é um substantivo que também pode desempenhar a função de locução pronominal e, ao exercer essa função na frase, adquire o mesmo valor semântico do nós.

Fikante

Qual o correto nós ou nos?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1.

O que pode substituir a palavra nós?

1 sinônimo da palavra nós: Em linguagem informal: 1 a gente.

Fikante

Qual a diferença entre nós é nóis?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

Qual é o substantivo de gente?

1. Substantivo Comum. Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: pessoa, gente, país.

Qual o substantivo de você?

Significado de Você substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia(origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".

É nós ou somos nós?

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

Qual a classificação da palavra nós?

Significado de Nós [Gramática] Pronome com função de sujeito que indica a primeira pessoa do plural: eu, tu, ele, nós, vós, eles.

É correto dizer somos?

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

É errado falar a gente somos?

Na música, o sujeito em questão é “a gente”, portanto deve-se atentar à forma verbal adequada. Tanto o “nós” quanto o “a gente” existem na língua portuguesa e estão corretos. O primeiro é um pronome pessoal do caso reto que indica um grupo, enquanto o segundo é uma locução pronominal com valor semântico de “nós”.18 de dez. de 2017