A atenuação resulta da perda de energia do sinal por absorção ou por fuga de energia. Nos meios de transmissão não guiados(espaço livre), a dispersão da energia pelo espaço pode também ser vista como uma forma de atenuação, uma vez que a potência do sinal que atinge o receptor é menor que a potência emitida.

Fikante

O que é atenuação em fibra óptica?

A atenuação é o motivo pelo qual a fibra óptica ganhou a importância que tem nas telecomunicações. Ela define a distância máxima(alcance)que um sistema de transmissão óptico pode ter entre emissor e receptor, e pode ser medida de acordo com a seguinte fórmula: ... Diversas impurezas podem contaminar uma fibra.

Quais são os tipos de atenuação?

As causas da atenuação em um sistema de fibra óptica são:  Absorção pelo material;  Espalhamento(pelo material, de onda guiada);  Atenuações em emendas e conexões;  Perdas por acoplamento no início e final da fibra.

O que é atenuação da fibra óptica?

A atenuação é qualquer fenómeno que causa a diminuição da potência do sinal propagado, mas não afecta a sua forma. A atenuação aumenta, exponencialmente, com o aumento do comprimento da fibra, reduzindo assim o alcance de transmissão.

ATENUAÇÃO NA FIBRA ÓPTICA

O que é atenuação de uma onda?

Atenuação é a perda de energia de uma onda eletromagnética à medida em que a mesma se propaga por um meio(o espaço livre no caso das ondas de rádio ou uma linha de transmissão - LT - no caso das ondas guiadas).

Qual a perda por km na fibra?

Fibra SM, OS2: 0,4 dB/km(1310 nm e 1550 nm)

O que é sinal Pon?

A rede PON(Passive Optical Network)é a evolução da arquitetura de redes ponto multiponto. ... A transmissão dos sinais ópticos na rede PON é feita por meio de OLT(Optical Line Terminal), que os redireciona através de fibra óptica até os splitters, os divisores ópticos passivos.

Como saber se a fibra está atenuada?

· Ao percorrer a fibra até um ponto X, a luz é atenuada. · Ao chegar no ponto X, a luz provoca o espalhamento de Rayleigh das moléculas de vidro desse ponto, com intensidade proporcional à luz existente nesse ponto.

O que causa a perda de sinal da rede óptica?

A perda desse sinal entre um ponto e outro, pode acontecer por fatores como emendas de fusão, atenuação do próprio cabo, macrodobras e perdas por meio de acoplamentos de adaptadores, nos quais ficam as terminações.

O que é uma Macrocurvatura?

As macrocurvaturas são perdas pontuais(localizadas)de luz por irradiação, ou seja, os modos de alta ordem(ângulo de incidência próximo ao ângulo crítico)não apresentam condições de reflexão interna total devido a curvaturas de raio finito da fibra óptica.

Como medir fibra óptica?

Medição de perda óptica A maneira mais precisa de medir a perda óptica geral em uma fibra é injetar um nível de luz conhecido em uma extremidade e medir o nível de luz na outra extremidade, usando um OLTS.

Quais os tipos de conectores de fibra óptica?

Existem vários tipos de conectores de fibra óptica. O conector tem uma função importante, já que a fibra deve ficar perfeitamente alinhada para que o sinal luminoso possa ser transmitido sem grandes perdas. Os quatro tipos de conector mais comuns são os LC, SC, ST e MT-RJ.

O que é a atenuação em redes de fibra óptica o que é verificado para se determinar a atenuação em fibras ópticas?

A atenuação representa a perda de potência óptica dentro da fibra do ponto de transmissão ao ponto de recepção do sinal óptico. A atenuação é medida em dB(decibéis)e é expressa pela relação entre a potência de saída(Ps)pela potência de entrada(Pe): Atenuação=10 x log(Ps/Pe).

Quais as fontes de perdas em comunicações ópticas?

Dentre os factores intrínsecos de atenuação em uniões de fibras multimodo, o desfasamento dos diâmetros dos núcleos e das diferenças de índice de refracção do núcleo e da baínha são os principais mecanismos de perdas.

Quais são as janelas de transmissão usuais para uma fibra monomodo?

COMPRIMENTO DE ONDA OPERACIONAL O comprimento de onda de origem afeta tanto a atenuação como a dispersão do pulso que o sinal experimenta na fibra. As janelas usuais de transmissão para as telecomunicações são 850, 1310 e 1550 nm.

Quanto perde uma fusão?

A perda ótica máxima por fusão é de 0,1 Db.

Qual a perda de um conector APC?

Os Conectores APC – Angled Physical Contact – possuem a face final da fibra que é polida em um ângulo de 8 graus, essa face faz com que a luz refletida reflita em um ângulo, ou seja, parte da luz que retorna na conexão é jogada para fora da fibra. A perda do retorno desse conector deve ser -60dB ou superior.

O que é atenuação do ultrassom?

A perda de energia pelo feixe de ultra-som nos tecidos é denominada de atenuação, ou seja, a dose de ultra-som ajustada no parelho não corresponde àquela que alcançará o local a ser atingido no tratamento, pois a amplitude e intensidade diminuem à medida que as ondas de ultra-som passam através de qualquer meio.

O que é atenuação acústica?

É a capacidade de um material em bloquear o som ou ruído de um ambiente para o outro, e para isso requer critérios bem definidos, que possa garantir a eficácia e segurança do isolamento.

O que é atenuação linear?

Uma forma de quantificar o processo de interação da radiação com a matéria seria verificar a fração de intensidade de radiação atenuada pelo meio material. Esse parâmetro, que depende da energia da radiação eletromagnética e da natureza do meio material, é chamado de coeficiente de atenuação linear.

Fikante