Tecnicamente, harmonia cromática é o resultado do equilíbrio entre cor dominante(que possui a maior extensão na composição), a cor tônica(coloração vibrante que dá tom ao conjunto)e a cor intermediária(meio termo entre a dominante e a tônica).

Fikante

O que significa cromar nas cores?

A cromagem ou cromação é um processo de aplicação de cromo sobre um material, geralmente metálico, através de eletrodeposição(processo eletrolítico de revestimento de superfícies com metais)a fim de torná-lo mais resistente à corrosão, para alterar suas características elétricas ou apenas por motivos estéticos.

O que dá azul e amarelo?

Combinando azul e amarelo, por exemplo, a gente tem o verde. Já a união do azul com vermelho é o roxo, enquanto o laranja é o resultado da junção de vermelho e amarelo. Da mistura de cores primárias com cores secundárias, nascem as cores terciárias.

Como podemos obter tonalidades de um matiz?

Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e do contrário, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.

O que significa vários tons de cor quente?

As cores quentes são o amarelo, o laranja e o vermelho. Elas correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue. Do ponto de vista psicológico, tons quentes estimulam a alegria, entusiasmo e vivacidade, trazendo energia e disposição.

Quantas cores existem no?

Embora as quantidades pareçam enormes, as contas não são complicadas e o número total de cores que uma pessoa vê é cerca de: 1000 x 100 x 100=10 000 000(10 milhões).

Quais as cores da harmonia complementar?

Sendo assim, de acordo com o círculo cromático, as cores complementares são: amarelo com violeta, amarelo alaranjado com azul arroxeado, laranja com azul, vermelho com azul esverdeado, vermelho com verde e vermelho arroxeado com amarelo esverdeado.

O que diz a teoria das cores?

A Teoria das Cores trabalha principalmente a relação entre cor e luz, ou seja, determina que a cor é uma propriedade da luz e não dos próprios objetos. Então, as cores seriam sensações produzidas pelos nossos olhos e não algo que “existe”, de maneira concreta.

Que cor da verde e amarelo?

Amarelo + verde=amarelo-esverdeado ou verde-claro.

Que cor da vermelho amarelo e azul?

A partir do amarelo, azul e vermelho, conseguimos chegar ao laranja, o roxo e o verde, as chamadas cores secundárias.

Fikante