Sendo assim, para saber o valor desse custo, é necessário somar todos os gastos obtidos com a matéria-prima e a mão de obra e dividi-lo pela quantidade de trabalho prestado durante um determinado período.

Como Calcular Mão de Obra...

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X(15.000/25.000)e 20% para os produtos Y e Z(5.000/25.000).

Como calcular o custo indireto?

Como calcular o custo da mão de obra indireta? Como você já sabe, a mão de obra indireta é aquela que não está diretamente relacionada ao produto. Assim, diferentemente da mão de obra direta, não é possível dimensionar a sua participação na produção de cada produto, como exemplificamos no cálculo anterior.

Como calcular o custo de mão de obra?

O custo unitário da mão de obra é calculado com base no salário mínimo vigente, no percentual de encargos sociais, na jornada mensal de trabalho e o número de salários-base do cargo, função ou categoria.

Como calcular o custo indireto de um produto?

Nesse caso: Produto X(50.000/100.000=50%); Produto Y(20.000/100.000=20%)e Produto Z(30.000/100.000=30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.

Como Calcular Mão de Obra...

O que é custo indireto exemplos?

Ao contrário dos diretos, os custos indiretos são aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso da indústria de ração, por exemplo, seria quase impossível determinar o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto.

Quais são os custos indiretos?

O que são custos indiretos? Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.

O que entra no custo indireto de fabricação?

Custos - CIF(Custos Indiretos de Fabricação)Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF(Custos Indiretos de Fabricação).

Como calcular CIF e mod?

CIF=custos indiretos de fabricação.(b)O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP(=)MD(+)MOD.

O que é custo direto e indireto exemplos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Como calcular o valor do custo direto?

Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.