É preciso ter autoconhecimento para se entender, para saber o que vale o nosso sim e o que vale o nosso não. O que sentimos, o que queremos. E quando e como vale dizer: “Ei, não gostei, não quero, prefiro assim, que tal se… etc”.

APRENDA A ESTABELECER E IMPOR LIMITES

Como aprender a impor limites?

“Para definir os seus limites, primeiro você precisa ser claro sobre o que deseja alcançar”, afirmou Elena Touroni. “Observe os momentos em que se sente estressado, com raiva ou frustrado no trabalho. Muitas vezes, esses são sinais de que você precisa estabelecer um limite”, complementou a psicóloga.

Como impor respeito sem ser grosso?

Tente se destacar de alguma forma. Demonstrar pelo menos uma habilidade desenvolvida é mais um jeito de impor respeito. As possibilidades são infinitas: você pode ser extremamente competente no trabalho, escrever muito bem ou ser o melhor goleiro que o time de futebol da sua turma de amigos tem!

Qual a importância de estabelecer limites?

A imposição de limites desde a infância contribui para o desenvolvimento e para a saúde física, mental e emocional de crianças e jovens. Então, dizer “não” é importante para a educação dos filhos, é o que atestam especialistas em educação infantil e médicos psiquiatras.

Quais são os limites de amizades no trabalho?

Geralmente o que liga as amizades é sempre a fraternidade, companheirismo, admiração, transparência, porém dentro do trabalho isso pode vir a ficar um pouco enfraquecido devido a diversos fatores, principalmente o da competição; elemento este que pode até estar implícito, mas nunca ausente.

Como lidar com chefes que humilham?

O primeiro passo para lidar com essa situação é definir limites de comportamento profissional entre as partes. É importante que você não perca a sua postura diante da falta dela em um outro profissional. Busque conversar com o seu supervisor de forma educada e peça feedbacks sobre o seu trabalho.

O que são meus limites?

Limites são princípios que você estabelece para se manter seguro(a)e confortável no sentido emocional e físico. Limites saudáveis envolvem dar a si mesmo(a)o espaço interpessoal e mental para que você possa ser você mesmo(a)plenamente.

Porque eu não consigo me impor?

Essa dificuldade de dizer o que pensa, evitar dizer não, normalmente está ligada a alguns pontos psicológicos: Baixa autoestima. Medo de perder o contato e/ou amizade. Medo de ser rejeitado.

Como falar não gostei?

Procure não parecer arrogante, não gesticule demais ou aponte o dedo, use o tom de voz baixo e calmo, use palavras que não venham a soar como pedradas ou pesadas demais para a pessoa.

Como dizer que não posso ajudar?

Você pode muito bem ser assertivo sem ser grosseiro. Por exemplo: se um colega seu estiver pedindo ajuda, diga "Desculpa, mas não consigo ajudar agora. Posso falar com você se eu ficar livre mais tarde" ou "Eu peguei tarefas demais no projeto dessa semana. Não tenho energia para assumir as de mais ninguém".