O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas(minerais e orgânicas)vão sendo depositadas em camadas(horizontes)devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos(fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins)que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Qual é a função do solo?

O solo é entendido como sendo o material solto e macio que cobre a camada superficial da crosta terrestre, como uma casca cobre uma laranja. Ao contrário da casca, que tem uma superfície relativamente uniforme quando observada a olho nu, os solos variam muito na superfície da Terra, em diversos aspectos.

O que é o solo para a Geografia?

Na pedologia, é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, contendo matéria viva e ocupando a maior porção do manto superficial das extensões continentais do planeta.

O que é o solo e subsolo?

O solo é feito de camadas. A mais profunda delas é a rocha matriz, formada por rocha sólida. Sobre a rocha matriz há uma camada de rocha fragmentada. Acima da rocha fragmentada fica o subsolo, que contém principalmente minerais e um pouco de húmus.

O Solo e o Subsolo.

O solo também é um imenso reservatório de água, sendo fundamental no processo de abastecimento do lençol freático e de aquíferos. Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.

O Solo e o Subsolo.

Qual a função do solo Brainly?

É por meio da solução do solo que as raízes das plantas absorvem a maioria dos nutrientes(cálcio, magnésio, potássio, fósforo, entre muitos outros).

Qual é a definição de solo e quais são suas características?

Solo é o corpo natural da superfície terrestre, constituído de materiais minerais e orgânicos resultantes das interações dos fatores de formação(clima, organismos vivos, material de origem e relevo)através do tempo, contendo matéria viva e em parte modificado pela ação humana, capaz de sustentar plantas, de reter ...

Qual é a característica do solo?

O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.

Quais são os tipos de solo?

De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura.

O que vive no solo?

As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas. As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados.

Quais são as três camadas do solo?

O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.

Como o solo é formado Descreva esse processo?

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. ... Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.

Quais são as fases do solo?

O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa. A fase sólida é constituída pelo material parental(rocha)local ou transportado e material orgânico, originário da decomposição vegetal e animal.

Quais são as características?

Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.

Quais são as características do solo para que ele seja considerado fértil?

SOLO FÉRTIL: “É aquele que contém em quantidades suficientes e balanceadas, todos os nutrientes essenciais, em formas assimiláveis pelas plantas, estando razoavelmente livre de materiais tóxicos e possui propriedades físicas e químicas satisfatórias”.

Quais são os componentes do solo e suas funções?

O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber: Ar; Água; Matéria orgânica(restos de pequenos animais e plantas); Parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.

Quais são os cinco fatores de crescimento que as plantas necessitam encontrar no solo?

Juntamente a esses três elementos, mais seis são absorvidos e exigidos em quantidades superiores aos demais: nitrogênio(N), fósforo(P), enxofre(S), potássio(K), cálcio(Ca)e magnésio(Mg), formando os chamados macronutrientes.

Quais são os elementos que compõem o solo?

Estrutura do solo é o nome dado à agregação das partículas areia, silte e argila do solo com os outros componentes minerais e orgânicos, como o calcário, sais minerais, matéria orgânica, entre outros. A estrutura do solo está relacionada com a infiltração e o armazenamento da água no solo.

Quando ocorre o processo de formação do solo?

O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original(rocha mãe)e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.

Como ocorre o processo de formação do solo qual a relação desse processo com o intemperismo?

O intemperismo pode ser definido como o conjunto de modificações físicas e químicas que ocorrem nas rochas ao serem expostas a superfície terrestre. Ao sofrer esse processo ao longo do tempo, as rochas vão se alterando e algumas partes delas se desagregam, a partir disso ocorre a formação do solo.

Como se dá o processo de formação dos solos residuais e transportados?

Solos residuais – são os que permanecem no local da rocha de origem(rocha mãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. Para que ocorram os solos residuais, é necessário que a velocidade de decomposição de rocha seja maior que a velocidade de remoção pelos agentes externos.

Quantas e quais são as camadas do solo?

Os perfis do solo são formados por até seis horizontes(camadas de distintas cores e texturas, comumente paralelas à superfície terrestre)e, dependendo da configuração dos fatores de desenvolvimento do solo presentes nessas camadas, originam diferentes tipos de solo, cada qual com um modelo de perfil distinto.

Como é chamada as camadas do solo?

Um solo possuí camadas horizontais de morfologia diferente entre si. Essas camadas são chamadas de horizontes.