Para descobrir se o peso de uma criança está 15% acima da média, principal critério para o diagnóstico da obesidade infantil, um médico pediatra deve calcular o índice de massa corporal, conhecido como IMC.

Fikante

Como diagnosticar a obesidade infantil?

A criança, diferentemente do adulto, não recebe o diagnóstico de obesidade baseado apenas no índice de massa corporal(IMC), mas sim por meio da curva de peso pela idade e IMC pela idade. A obesidade relaciona-se com diversas doenças, como colesterol alto, diabetes, problemas ortopédicos, dentre outras.

Quais são os tipos de obesidade infantil?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal(IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

Qual é o tratamento para a obesidade infantil?

Baixo peso – IMC menor que 18,5 Kg/m². Peso normal – IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m². Sobrepeso – IMC entre 25 e 29,9 Kg/m². Obesidade grau I – IMC entre 30 e 34,9 Kg/m².

Novo tratamento para obesidade infantil

O que é considerado obesidade infantil?

A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade. O diagnóstico também pode realizado através do IMC(índice de massa muscular).

Quais os tipos de classificação para obesidade?

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Como saber se uma pessoa é obesa?

Para identificar que uma pessoa está obesa, na maioria das vezes, utiliza-se o IMC, ou índice de massa corpórea, que é um cálculo que analisa o peso que a pessoa apresenta em relação à sua altura, sendo dividido em diferentes graus: Peso normal: IMC entre 18.0 a 24,9 kg/m2. Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2.

Quem atesta obesidade?

O Endocrinologista e seu Papel no Tratamento da Obesidade.

Como posso diagnosticar a obesidade nos diferentes ciclos da vida?

O diagnóstico da obesidade se dá pelo cálculo do IMC(calcule o seu gratuitamente)e pelo índice abdômen/quadril. Os valores estão passando por uma revisão e variam conforme a etnia, mas nas mulheres esse número não deve passar de 88 centímetros e, nos homens, de 102.

Como avaliar Escore-z?

O Escore-Z representa o número de desvios-padrão a partir do ponto central da população referência. Enquanto o Percentil quantifica os indivíduos desde o início até o final da distribuição(de próximo a zero até próximo a 100), o Escore-Z quantifica a partir da Mediana ou Percentil 50.

Quando começa a obesidade?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

Qual o CID para obesidade?

CID10 - E66 - Obesidade.

Quais os tipos de obesidade e quais as principais consequências?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias(infarto)e colesterol nos vasos sanguíneos(AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

O que é obesidade grau 4?

Existem ainda outras duas categorias: super-obesos(obesidade grau IV), com IMC entre 50 e 59,9 Kg/m2 e os super super-obesos(obesidade grau V), IMC acima de 60 Kg/m2. ...

Qual a diferença entre obesidade androide e ginóide?

Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

Quantos quilos são considerados obesidade infantil?

Entende-se por obesidade quando o Índice de Massa Corporal(IMC)de uma criança de 5 a 10 anos está acima de 30 kg/m². Já a obesidade mórbida é quando o IMC supera os 40 kg/m². Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está obesa.

Qual peso é considerado obesidade infantil?

A obesidade infantil se caracteriza, de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), quando o peso da criança está acima dos 15% do peso médio correspondente à sua idade. Ela é considerada um problema crônico que afeta crianças de até 12 anos de idade.

Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?

Considera-se sobrepeso crianças que apresentam IMC entre as curvas +1 e +2. E elas são classificadas obesas quando estão entre as curvas +2 e +3. Acima do +3 é obesidade grave.

O que é obesidade de grau 3?

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III:(obesidade mórbida): IMC acima de 40.

O que é a obesidade grau 1?

IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I. IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II. IMC acima de 40: obesidade grau III.

Qual o tipo de obesidade mais grave?

A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.

O que pode ser feito para prevenir a obesidade?

Criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos saudáveis, menos processados e pobres em gorduras e açúcares é uma forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.

Fikante