O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.

O que foi a arte barroca no Brasil?

Arte barroca no Brasil: características e principais artistas. Ao longo dos séculos XVII e XVIII, artistas europeus adotaram um estilo cada vez mais elaborado. Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração.

Quais as principais características da arte barroca brasileira?

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.

Qual a importância da arte barroca?

As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.

Barroco no Brasil

A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.

Barroco no Brasil

Qual a importância da arte barroca no Brasil?

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. ... Na maioria das vezes, esse tipo de criação se manifestou na construção de igrejas e imagens religiosas que tomavam campo nos centros urbanos do país.

Qual foi a importância de Aleijadinho para o barroco brasileiro?

O estilo de Aleijadinho foi continuado e imitado por inúmeros artistas da época. Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. ... Mesmo sofrendo preconceitos em função da sua condição de mestiço, sua arte e genialidade o consagraram como grande artista barroco brasileiro.

Qual é a principal característica do barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. ... Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

Quais as características da arte brasileira?

As obras tinham como características cores fortes e vibrantes, com olhares que revelavam uma deformação da realidade. Na arte brasileira, destacaram-se Lasar Segall, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

Quando surgiu a arte barroca no Brasil?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Quem iniciou o barroco no Brasil e qual foi a obra?

Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.

Qual era o foco na arte barroca?

Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.

Como é conhecida a arte barroca?

A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.

Qual a influência da escultura barroca no Brasil?

A escultura barroca do Brasil apresenta forte influência europeia, especialmente de Portugal, Itália, França e Espanha. Esse dado é facilmente explicado pelo período histórico no qual o movimento chega ao Brasil. ... Além de Minas, produções barrocas podem ser encontradas na Bahia, Rio de Janeiro e Goiás.

Quais são as principais características da pintura barroca?

Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro.

Quais são as principais características do rococó?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.

Qual a obra mais importante de Aleijadinho?

Principais obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas Uma das principais obras de Aleijadinho e provavelmente a mais icônica, é o conjunto denominado Os Doze Profetas. Os profetas parecem proteger o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Qual era o problema de Aleijadinho?

Achiles Cruz, professor de Reumatologia da UFMG, defendeu durante anos a possibilidade de Aleijadinho ter sofrido de esclerodermia, uma doença reumatológica autoimune, cujas manifestações poderiam explicar os sintomas e sinais referidos pelo biógrafo do artista.

Qual era o tipo de arte que Aleijadinho desenvolve?

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira.

Qual foi a maior influência do barroco brasileiro?

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Qual era o principal material utilizado no barroco brasileiro?

Antônio Francisco de Lisboa, Aleijadinho, foi um dos maiores representantes das artes plásticas do Barroco no Brasil. Seu estilo se baseava no Rococó(caracterizado pelo clássico e pelo gótico)e utilizada a pedra-sabão e a madeira para elaborar suas obras.