A vitamina K atua como cofator para a carboxilação de resíduos específicos de ácido glutâmico para formar o ácido gama carboxiglutâmico(Gla), aminoácido presente nos fatores de coagulação que se apresenta ligado ao cálcio, podendo, ainda, regular a disposição do elemento cálcio na matriz óssea como parte da ...

Qual o mecanismo de ação da vitamina K?

A vitamina K ou menadiona promove a diminuição do tempo de coagulação sanguínea através do mecanismo complexo entre protrombina(fator II)e os fatores de coagulação sanguínea VII, IX e X.

Onde a vitamina K é sintetizada?

Embora atue de diversas maneiras no organismo, a principal função da vitamina K é de auxiliar na síntese de prótrobinas, proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea. Na ocorrência de ferimentos, essa proteínas são capazes de coagular o sangue evitando assim sangramentos excessivos.

Como ocorre processo de absorção de vitamina K?

A vitamina K da dieta é absorvida no intestino delgado, incorporada aos quilomícrons e transportada pelas vias linfáticas; requer bile e suco pancreático para máximo aproveitamento. A eficiência na absorção foi mensurada em 40-80%, dependendo do veículo no qual a vitamina é administrada e da circulação enterohepática.

AULA: VITAMINA K

É encontrada abundantemente nos alimentos de origem vegetal e é sintetizada pela microbiota intestinal, de modo que a deficiência de vitamina K é incomum.

AULA: VITAMINA K

Qual bactéria que produz vitamina K?

O principal componente do MK em muitas bactérias gram-positivas formadoras de esporos é o MK7; em Escherichia coli, é MK8; e dentro do gênero Bacteroides, as formas de cadeia longa MK10 e MK11 são sintetizadas principalmente.

Qual é o nome científico da vitamina K?

A vitamina K é lipossolúvel, principalmente, na coagulação sanguínea. Se apresenta sob as formas de filoquinona(K1-predominante), dihidrofiloquinona(dK), menaquinona(K2)e menadiona(K3).

Para que serve a vitamina K no corpo humano?

Benefícios da Vitamina K Na Coagulação do Sangue: A Vitamina K é uma parte essencial do ácido glutâmico, um aminoácido que faz com que o evento químico chamado carboxilação. Este evento química permite que o sangue de uma ferida aberta pare, e coagule, com isso evitando um excesso de sangramento.

Qual é a função da vitamina K?

A função clássica da vitamina K é a atuação como coenzima durante a síntese da forma biologicamente ativa de uma série de proteínas envolvidas na coagulação do sangue e no metabolismo ósseo.

Qual a função orgânica presente na vitamina K?

Sua função na coagulação é atuar como cofator enzimático da reação de carboxilação, ou seja, introdução de um radical carboxila em resíduos de aminoácidos, especialmente o ácido glutâmico, formando o ácido gama carboxiglutâmico precursor de fatores de coagulação.

Como a varfarina atua na cascata de coagulação?

A Varfarina Sódica atua inibindo a síntese de fatores de coagulação dependentes da vitamina K, incluindo os fatores II, VII, IX e X, e as proteínas anticoagulantes C e S. A vitamina K é um cofator essencial para a síntese pósribossômica dos fatores de coagulação dependentes dela.

Quem toma anticoagulante pode tomar vitamina K?

Entre o que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer está ingerir alimentos que contenham vitamina K, pois o nutriente interfere no funcionamento de certos remédios.

Qual a diferença da vitamina K para o potássio?

Não confunda Vitamina K com Potássio(K)! Por causa da letra "K", que caracteriza o mineral potássio na tabela periódica, há confusões quanto os dois elementos e suas funções, contudo, um não tem nada a ver com o outro. "Não existe nenhuma relação entre a Vitamina K e o Potássio.

Qual a forma ativa da vitamina K?

Depois que a vitamina K participa da formação dos fatores de coagulação, o produto da reação, epóxido de vitamina K, é convertido enzimaticamente na forma ativa, a hidroquinona. As ações das proteínas dependentes de vitamina K requerem cálcio.

Quais as vias de administração da vitamina K?

A dose de 1 mg de VITA K deve ser administrada por via subcutânea(SC)ou intramuscular(IM).

Quais os 3 tipos de vitamina K?

A vitamina K é dividida em 3 tipos: k1, k2 e k3. A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pela flora bacteriana e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos.

Qual a doença causada pela falta de vitamina K?

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento(hemorragia)sob a pele(que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.

O que acontece com a falta de vitamina K?

A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil.

Quais são os sintomas da falta da vitamina K?

Sinais e sintomas clínicos de deficiência de vitamina K incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena(sangramento do estômago), hematúria ou quaisquer outras manifestações de coagulação deficiente(hematomas, sangramentos gengivais etc.).

Quem tem pressão alta pode tomar vitamina K?

Para as pessoas que sofrem de pressão alta, consumir alimentos que contenham suficiente vitamina K pode melhorar notavelmente seus sintomas. Além disso, será possível observar a pressão voltando aos níveis normais.

Qual a diferença da vitamina K para a K2?

É que dentro da vitamina K2 existem diferentes variantes, dde MK-4 a MK-13, dependendo do comprimento da cadeia lateral. A Vitamina K2 – MK-7, na forma de menaquinona, é a mais biodisponível, com uma meia-vida longa na corrente sanguínea após a ingestão oral.

Qual a dosagem diária de K2?

A dosagem usual preconizada é de 50 à 100 mcg por dia. Posologia: Tomar 1cápsula 2x/dia, com água.

Qual o nome científico da vitamina K2?

Vitamina K2(menaquinona): obtida pela fermentação microbiana(inclusive nossa flora intestinal é capaz de sintetizar)e encontrada em alimentos de origem animal e alimentos fermentados ².

Para que serve a K2?

A vitamina K2 MK7(menaquinona-7, porção que possui maior biodisponibilidade e atividade mais elevada)é uma vitamina lipossolúvel importante para manutenção da saúde óssea e cardíaca.

Qual é o nome científico da vitamina D?

Ela pode ser encontrada sob duas formas: ergocalciferol(vitamina D2)e colecalciferol(vitamina D3). A seguir conheceremos mais sobre a vitamina D, suas funções no organismo e os problemas desencadeados por sua deficiência.