Para Sjöberg(2000), a ocorrência de ruptura por tombamento em taludes de grande altura é governada principalmente por três fatores: • Resistência e orientação das juntas; • Resistência da rocha intacta e • Deformabilidade(ou rigidez)do maciço rochoso.

Como ocorre a ruptura de massa dos taludes?

Sob determinadas condições uma parte do material do talude pode se deslocar em relação ao maciço, gerando um processo chamado de movimento de massa, que ocorre através de uma superfície de ruptura. Os movimentos de massa podem ser subdivididos em: Rastejo(creep); Escorregamentos(slides);

O que é ruptura de um solo?

Superfícies de ruptura No que diz respeito à superfície de ruptura, podemos considerar três geometrias principais para essa superfície: ruptura plana, ruptura circular e ruptura com superfície irregular.

O que é escorregamento de talude?

Ruptura hidráulica é o processo de perda da resistência ou da estabilidade de uma massa de solo por efeito das forças de percolação. Em outras palavras, quando a água possui energia suficiente para que, ao percolar, consiga desestruturar ou desestabilizar o solo, cabe ao engenheiro verificar e evitar que isso ocorra.

Talude - Ruptura

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

Talude - Ruptura

Como ocorre o escorregamento?

O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra.

O que é o escorregamento?

S – escorregamento. É a DIFERENÇA entre a velocidade do rotor(n)e a velocidade do campo girante no estator(ns)ou velocidade síncrona. Quando a carga do motor é zero(motor a vazio), o rotor gira praticamente com a rotação síncrona.

Como se dá o processo de ruptura do solo?

Critério de Rankine - a ruptura ocorre quando a tensão de tração se iguala à tensão normal máxima(σmax)observada em ensaio de tração. Critério de Mohr: a ruptura ocorre quando no plano de ruptura a combinação das tensões normais e cisalhantes(σ,τ)é tal que a tensão de cisalhamento é máxima; isto é .

O que são critérios de ruptura?

→ O critério de ruptura de Mohr-Coulomb define um limite entre a região de estabilidade e instabilidade, ou seja, define o par de pontos(tensão normal, tensão de cisalhamento)em que o solo apresenta ruptura.

O que é sensibilidade do solo?

Sensibilidade: é a perda de resistência do solo devido à destruição de sua estrutura original.

O que é superfície de ruptura?

restante, desencadeando um processo genericamente denominado de movimento de massa, ao longo de uma dada superfície chamada superfície de ruptura. A instabilidade do talude é deflagrada quando as tensões cisalhantes mobilizadas se igualam à resistência ao cisalhamento.

Quais os principais modos de ruptura em taludes?

Essa classificação leva em conta o ângulo da junta que mergulha para dentro do talude(θ)e o ângulo de uma junta de baixo ângulo(α)que cortaria a primeira, mergulhando para fora do talude. Existiriam três tipos de ruptura:tombamento, deslizamento dos blocos e uma combinação de deslizamento com tombamento.

Quais são os tipos de taludes?

Os taludes podem ser distinguidos em dois tipos: – Natural, que é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries(chuva, sol, vento). – Artificial, que é aquele que foi construído.

Quais são as causas do movimento de massa?

Causas dos movimentos de massa em vertentes São diversos os processos que podem levar as vertentes naturais(ou encostas)à instabilidade, o que pode ocorrer por causas internas – divididas em fatores hidrológicos e de resistência – ou externas, que originam um aumento de tensão tangencial(gravitacional).

Por que ocorrem os movimentos de massa em encostas?

Basicamente, os movimentos de massas nas regiões de encostas ocorrem quando as forças de tração que são geradas pela gravidade atuam na declividade do terreno, superando as forças de resistência(força de atrito). ... A velocidade de massa pode variar entre cm/ano a km/h.

O que é tensão confinante?

confinante(σc),(solicitação isotrópica de tensão). Aplica-se um incremento de tensão desviadora(Δσd), através de um pistão metálico, até a ruptura da amostra(solicitação axi-simétrica de tensão, σ2=σ1 ou σ2=σ3). ... O incremento de tensão Δσd=σ1 - σ3 é chamado tensão desviadora.

O que é ensaio de Vane test?

Ensaio de Palheta Vane - Test consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas.

O que é cisalhamento do solo?

O cisalhamento de solos diz respeito a uma técnica desenvolvida com o intuito de cortar ou causar algum tipo de deformação. Também chamado de cisalhamento direto, o cisalhamento de solos define-se pela resistência do solo com uma máxima tensão, sem sofrer ruptura das massas.

Como é feito o ensaio SPT?

A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

Quando ocorre o cisalhamento?

Tensão de cisalhamento, tensão tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.

O que podemos afirmar sobre a envoltória de um solo?

A envoltória de ruptura é uma linha curva. Para a maioria dos problemas da mecânica dos solos, é suficiente aproximar a tensão de cisalhamento no plano de ruptura para uma função linear da tensão normal.

Como achar o escorregamento?

O fator que necessita do escorregamento é quando desejamos saber a velocidade síncrona do motor(ns), essa velocidade nada mais do que a velocidade estabelecida pelo campo girante, esse cálculo consiste na multiplicação da frequência por uma constate de 120 dividido pelo número de polos.

O que é escorregamento no motor assíncrono?

O fenômeno que definimos como escorregamento em um motor, nada mais é do que a perda de velocidade que temos no rotor de um motor, ou seja, é diferença entre a velocidade do campo girante magnético do motor e a velocidade medida no eixo do motor, o valor que obtemos de escorregamento do motor é fornecido em porcentagem ...