Para evitar que o cimento petrifique ou perca a umidade pelo contato com o solo, a recomendação é armazená-lo em local seco e, quando a chuva começar, cobrir com lona preta.

Fikante

Como proteger o concreto da chuva?

Uma vez que um lote de concreto é derramado, cubra-o com o lençol para proteger o concreto da chuva. Isso manterá a umidade no concreto e o excesso de água fora.

Pode concretar laje chovendo?

Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. De forma que até a segurança dos trabalhadores e da estrutura(em um médio a longo prazo)sejam afetados.

Como proteger uma obra da chuva?

O concreto de uma laje possui especificações de projeto que devem ser respeitadas para garantir sua resistência calculada no projeto, e evitar o surgimento de algumas patologias na laje após a cura do concreto. Assim o Sua Obra vem apresentar o porquê que não se deve concretar laje com chuva.

Construção em Período de Chuvas: Dicas e Cuidados

Como proteger a parede de chuva?

Já para as paredes, existe uma outra técnica feita com um produto chamado Vedapren(que você pode encontrar aqui na C&C), bem como alguns outros similares a ele. Aplicado antes da pintura, ele cria uma camada elástica sobre a parede evitando, assim, a penetração da água da chuva.

Qual a parede que protege da chuva?

Quer conhecer melhor essa solução e saber como é possível proteger as paredes de sol e chuva? Trata-se da tinta impermeabilizante. Já ouviu falar? Com esse tipo de tinta, as paredes e fachadas criam uma barreira que impede o desgaste da ação do tempo e do clima.

Quanto tempo uma laje pode ficar descoberta?

Contudo, os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta. Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.

Quanto tempo tem que molhar a laje?

É importante hidratar a laje(ou "curar a laje", como se diz em obra)por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

Quantos dias tem que molhar a laje depois de concretar?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Pode fazer piso na chuva?

Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada. Assentamento de pisos e assentamento de revestimento de paredes também são atividades que podem ser realizadas.

Porque molhar antes de concretar?

É necessário molhar a laje! Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.

Tem que molhar o concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Quanto tempo o cimento pode pegar chuva?

Se o concreto ainda estiver fresco(cerca de 2-4 horas após o vazamento), é importante cobrir a superfície para protegê-lo. No entanto, uma vez que o concreto tenha sido terminado(entre 4 a 8 horas após o vazamento)e esteja firme o suficiente para andar, os efeitos da chuva devem ser mínimos.

Como o cimento seca debaixo da água?

O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.

Quanto tempo o concreto usinado seca?

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

O que é mais caro laje ou telhado?

A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata. No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado. Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.

O que fazer para a laje não vazar?

O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.

Como impermeabilizar parede externa contra chuva?

No caso das paredes externas, uma boa solução é a pintura impermeável, base acrílica. Atenção para as condições do reboco: deve estar devidamente regularizado, e não estar soltando areia, para garantir maior aderência da tinta. Caso o reboco esteja soltando, é preciso lixar.

Como impermeabilizar parede externa já pintada?

Ou, para economizar tempo, é sugerido aplicar o reboco impermeável quartzolit. Essa argamassa pronta, que pode ser utilizada em paredes internas e externas, é uma solução 3 em 1: impermeabilizante, reboco e chapisco, eliminando etapas na obra de reforma.

Precisa molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

Quanto tempo para Desformar o concreto?

Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.

Quanto tempo pode pisar no concreto?

Leva tempo Sob as piores condições -- umidade, baixas temperaturas, cobertura, excesso de água -- você pode esperar que o seu piso seque entre 48 a 72 horas; entretanto, em condições normais, o seu piso irá secar em 24 a 48 horas.

Tem problema bater laje na chuva?

Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.

Fikante