Para avaliar uma possível lesão meniscal medial é feita uma rotação súbita da tíbia externamente segurando‐se o pé. Um teste positivo produz dor ao longo da linha articular medial.

Como saber se a dor é no menisco?

O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região da frente e/ou lateral do joelho, que piora ou dificulta subir e desces escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias, podendo também dificultar o caminhar. Além disso há inchaço da região dolorida.

Como testar o menisco?

O teste de McMurray positivo para menisco medial é demonstrado com a rotação externa da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão. Já para menisco lateral, ele é demonstrado com a rotação interna da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão.

Quais os testes especiais são realizados para confirmar lesão meniscal?

O teste de McMurray é um teste usado no exame físico para avaliar pacientes com suspeita de lesões no menisco do joelho.

Avaliação de menisco - Aula Prática

O teste é realizado com o paciente em decúbito dorsal relaxado. O joelho a ser testado deve ser totalmente flexionado. O examinador segura a sola do pé com uma das mãos e palpa a face medial ou lateral da articulação tibio-fibular. Este teste é usado para determinar danos ao menisco lateral ou medial.

Avaliação de menisco - Aula Prática

Como é feito o teste de Lachman?

Teste de Lachman: a valia a instabilidade anterior do joelho onde o paciente posiciona-se em DD, com membro a ser examinado ao lado do examinador, joelho em flexão de aproximadamente 30 o. Com uma das mãos o examinador estabiliza o fêmur do paciente, e com a outra mão traciona a região proximal da tíbia anteriormente.

Como é feito o teste de Thomas?

A execução do teste de Thomas consiste em posicionar o participante em decúbito dorsal na marquesa, o qual executa flexão da anca contralateral ao membro inferior em teste(no mínimo a 90º de flexão)e eleva o joelho contralateral ao membro em teste até ao peito, com o objetivo de diminuir a curvatura lombar e ...

Quando o teste de Apley é positivo?

O teste é positivo quando o paciente se queixa de dor localizada na interlinha articular medial e o examinador sente um estalido no local.

Como é realizado o teste de Jobe?

Teste de Jobe: posicionar os braços abduzidos a 90º, flexionados a 30º em relação ao plano frontal e internamente rodados, com os polegares apontados para o chão. Os cotovelos devem permanecer estendidos. A seguir, o examinador faz o abaixamento comparativo dos membros superiores contra a resistência do paciente.

Como é realizado o teste de Apley?

O teste de moagem da Apple envolve colocar o paciente em decúbito ventral com o joelho fletido a 90 graus . A coxa do paciente é então enraizada na mesa de exame com o joelho do examinador.

Como é feito o teste de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

Para que serve o teste de apreensão patelar?

O teste da apreensão objetiva determinar se a patela está sujeita a luxação lateral. A manobra consiste no deslocamento lateral da patela com o joelho em extensão observando as reações do paciente.

Para que serve o teste de Hawkins?

Teste de Hawkins-Kennedy Esse teste avalia se há atrito ou impacto do tendão supra-espinhoso sob a abóboda acromial, podendo reproduzir a sintomatologia dolorosa. Sinais e sintomas: Se positivo, o paciente referirá dor ao movimento que abrange o ombro e a face ântero-lateral do braço.

Como tratar inflamação no menisco?

Tratamento. O tratamento para lesão do menisco é feito, a princípio, de maneira conservadora com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicações de gelo no local. Em casos mais graves pode ser realizada artroscopia do joelho.

O que significa Teste de Jobe?

O teste de Jobe indica alteração no músculo supraespinhal, o qual é testado pela elevação ativa do membro superior, no plano da escápula, em extensão e rotação inerna, para sensibilizar a tensão exercida no supraespinhal, essa elevação é feita contra resistência a resposta é acompanhada de dor na face ântero-lateral do ...

Qual o melhor teste para detectar tendinite ou ruptura do tendão supra espinhoso?

O médico examinador eleva o braço do paciente e rotaciona na direção interna. O médico examinador flexiona o ombro do paciente, em uma posição de 90 graus, e posteriormente roda o ombro internamente. Esse é o teste mais básico para identificar a lesão e por isso recebe seu nome.

Para que serve o teste de tração de Apley?

As lesões são caracterizadas pela presença de dor ou estalidos junto às interlinhas articulares durante a fase de compressão de teste, para o menisco medial em rotação externa da perna e para o lateral em rotação interna. O teste de Apley pode ser duvidoso nos casos de acometimento da articulação femoropatelar.

Para que serve o teste de Apley ombro?

O teste de coçar de Apley indica tendinite de um dos tendões do manguito rotador, que na maioria das vezes costuma ser o supra-espinhal. Execução: Paciente sentado. Primeiramente, pedir para que ele coloque a mão do lado do ombro afetado atrás da cabeça, tentando tocar o ângulo superior da escápula oposta.

Para que serve o teste de Apley no joelho?

O teste de Apley é realizado através de uma compressão e distração entre a superfície articular tibiofemoral em flexão. Caso a distração promova menor desconforto que a compressão, fala a favor de dor meniscal em vez de uma desordem articular.

Quando o teste de Thomas é positivo?

Em seguida, mantemos um quadril fletido e estendemos aquele que desejamos testar: quando há contratura em flexão, o quadril não estende completamente e o ângulo formado entre a face posterior da coxa e a mesa de exame corresponde à contratura em flexão existente(teste de Thomas positivo – fig. 10).

Como é feito o teste de Romberg?

Nele, o paciente é orientado a ficar em pé, com os braços juntos ao corpo. A princípio, os olhos devem ficar abertos, mas precisam ser fechados alguns segundos depois. Isso é feito para observar a diferença entre a oscilação com e sem o auxílio da visão.

O que significa trendelenburg positivo?

Recebe este nome em homenagem ao cirurgião alemão Friedrich Trendelenburg. O sinal de Trendelenburg é positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão.