É um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e sua respectiva classificação fiscal, além de promover o desenvolvimento do comércio internacional e facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior pelos órgãos competentes.

Fikante

Como descobrir a classificação tributária?

O Regime Tributário, Regime de Apuração, ou Regime de Recolhimento pode ser consultado tanto no SINTEGRA quanto no Cadastro Centralizado de Contribuintes.

Como definir a classificação tributária de uma empresa?

O que é lotação tributária?

O que é lotação tributária Trata-se de uma condição diferenciada de tributação que acontece através da informação prestada ao governo a respeito de quem receberá o FPAS(Fundo da Previdência e Assistência Social)pago por determinada empresa.

O que é classificação tributária 01?

– código 01 – Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída(hipótese de enquadramento nos Anexos I, II , III ou V da LC nº 123/2006);

Como saber a situação tributária de um produto?

O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1° dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS, IPI, PIS e COFINS, com base na Tabela B.

Qual a classificação tributária para MEI?

O MEI é um enquadramento previsto no Simples Nacional. Por isso, fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

Qual a classificação tributária de empresa Lucro Presumido?

Lucro Presumido É o regime que pode ser aplicado para empresas que tenha auferido uma receita bruta total, no ano-calendário anterior igual ou inferior a R$ 48.000.000,00, ou a R$ 4.000.000,00, multiplicado pelo número de meses que desempenhou atividades no ano anterior.

O que é a situação tributária do produto?

O Código de Situação Tributária(CST)é uma sequência numérica que determina a tributação aplicada aos produtos. Eles são utilizados conforme a origem das mercadorias(se nacional ou estrangeira)e de acordo com as regras às quais elas se sujeitam para o recolhimento do ICMS.

Como saber se o produto é tributado ou não?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

O que é situação tributária na nota fiscal?

Código de Situação Tributária, ou apenas CST, é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço. Ele serve para orientar os contribuintes no processo de comercialização de mercadorias e auxiliar as entidades federativas no processo de fiscalização tributária.

O que é classificação tributária 01 02 03 e 04?

A classificação tributária é uma das tabelas do eSocial, mais precisamente a tabela 08. Atualmente, ela é composta por 18 códigos, cada um com 2 dígitos. Sendo que para as empresas optantes pelo Simples Nacional temos as classificações [01, 02 e 03] e para o Microempreendedor Individual a [04].

Qual a classificação tributária de condomínio?

Para ser considerado Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, a pessoa jurídica precisa gerar algum tipo de renda. Assim sendo, condomínios não fazem parte de nenhum regime tributário.

Qual a classificação tributária de uma associação privada no eSocial?

Atualmente, as associações e as fundações privadas sem fins lucrativos, independentes de atuarem com educação, saúde ou assistência social, são isentas do recolhimento do Imposto de Renda, e da CSLL, desde que cumpram alguns requisitos estabelecidos na legislação.

Qual o tipo de lotação tributária para pessoa física?

A Lotação Tributária é necessária para atribuir o código FPAS e Terceiros quando houver. É obrigatório ao Empregador possui no mínimo uma Lotação Tributaria cadastrada, com o tipo de Lotação 01 para Pessoas Jurídicas e 21 para Pessoas Físicas.

Como faço para mudar o regime de tributação?

A alteração de regime de tributação é feita por um contador, que fica responsável por cancelar a opção pelo regime atual e aderir ao novo. Essa mudança só pode ser realizada no início de cada ano fiscal, dentro dos prazos divulgados pela Receita Federal — geralmente, até o fim de janeiro.

Fikante